Inaugurada na manhã desta terça-feira (22), unidade tem capacidade para atender 4,5 mil pacientes por mês
A população de Brazlândia agora conta com mais um equipamento de saúde. Na manhã desta terça-feira (22), foi entregue a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região administrativa. O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, acompanhou o governador, Ibaneis Rocha, no evento de inauguração. “Fico muito satisfeito, porque aproximamos a saúde da população”, destacou o gestor da pasta.
Veja também
Governador Ibaneis atende a população e inaugura nova UPA em Brazlândia
Localizada na Vila São José, a UPA de Brazlândia começou a funcionar às 14h, com 147 profissionais de saúde. A unidade pode oferecer 4,5 mil atendimentos por mês. Essa capacidade vai diminuir a pressão no pronto-socorro de clínica médica do Hospital Regional de Brazlândia (HRBz). “Os funcionários estão treinados, a farmácia abastecida, o raio-x já está operando. Está tudo pronto para atender a população”, ressaltou Pafiadache.
O investimento total na unidade foi de R$ 7,2 milhões, recurso repassado pela Secretaria de Saúde para o Instituto de Gestão Estratégica em Saúde (Iges-DF), responsável pela gestão das UPAs. Na nova unidade, há dois leitos de atendimento crítico emergencial, na Sala Vermelha, seis leitos de observação e um leito de isolamento, na Sala Amarela, 10 poltronas para medicação, inalação e reidratação, na Sala Verde, e três consultórios, além da sala de classificação de risco.
Maria Rodrigues, agricultora familiar e moradora da região rural de Brazlândia, estava entusiasmada com a inauguração. “Representa muito para nós enquanto comunidade, porque, muitas vezes, tínhamos que nos deslocar para outras cidades”, comentou.
“Trabalhamos para reforçar a Saúde”, destacou o governador Ibaneis. A UPA de Brazlândia é a sétima entregue pelo atual governo. Na ocasião, o chefe do Executivo anunciou que, neste ano, serão licitadas mais duas unidades do gênero: uma na Estrutural e outra no Guará.
Nas UPAs, são atendidas emergências de clínica médica, como pressão e febre alta, sintomas respiratórios (falta de ar, por exemplo), desmaio, convulsão, diarreia aguda, infecção do trato urinário, dor abdominal de moderada a aguda e complicações cardiológicas e neurológicas, como infarto e AVC.
Agora, o DF conta com 13 unidades de pronto atendimento. Além da UPA de Brazlândia, o atual governo entregou à população as unidades de Ceilândia II, Paranoá, Gama, Riacho Fundo II, Planaltina e Vicente Pires. As demais UPAs são de Ceilândia I, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho.
SERVIÇO:
UPA de Brazlândia
Endereço: Vila São José, Quadra 37, Área especial 1 – Brazlândia
Horário: 24h
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília