Menino de 29 dias foi salvo após técnica de primeiros socorros. Vídeo mãe entregando o filho para um dos PMs.
Policiais militares salvaram um bebê que se engasgou com leite materno, em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Um vídeo mostra quando a mãe entrega o filho para os PMs, que começam a fazer manobras de salvamento no menino.
O caso aconteceu na noite de quinta-feira (18), e os agentes contaram que estavam jantando, quando viram a mãe desesperada por causa do filho. A mãe do pequeno Heitor, que tem apenas 29 dias de vida, conta que entrou em desespero ao ver o filho engasgado, e agradeceu aos policiais.
“Graças a Deus e à equipe, que foi muito ágil. Fiquei desesperada, mas eles manteram a calma e fizeram a reanimação dele [bebê]”, disse Verônica.
“O engasgo foi em decorrência do leite materno. A gente chegou aqui e fez a manobra (de salvamento), fomos até o hospital e o Heitor está em segurança”, disse o policial militar Weslei de Lima.
Manobra de Heimlich
A pediatra Andréa Jácomo conta que a manobra que os policiais usaram para salvar o bebê é essencial. Ele tem o nome de Manobra de Heimlich, que é uma técnica utilizada em casos de asfixia, provocada comida ou qualquer corpo estranho.
“É realizada a manobra com a criança de bruços. Cinco tapas leves nas costas por cinco vezes, depois compressões na barriga para desobstruir as vias aéreas”, explica a médica.