Autoridades não previram intensidade da chuva, que atingiu a cidade na hora em que moradoras iam para o trabalho. Estações de metrô foram fechadas, e aeroporto de LaGuardia teve voos adiados.
Uma forte tempestade fora de época inundou nesta sexta-feira (29) a cidade Nova York e fez o governo local declarar estado de emergência na região.
Veja também
Ataque com bomba mata mais de 50 pessoas em evento religioso no Paquistão
Autoridades não previram a força das chuvas. Um alerta chegou a ser emitido para celulares dos residentes da cidade, mas como se tratava de um evento imprevisto, a mensagem só chegou quando muita gente já havia saído para o trabalho.
“Esta é uma tempestade perigosa e com risco de vida”, disse a governadora de Nova York, Kathy Hochul, que declarou estado de emergência na cidade.
A chuva alagou rapidamente parte da ilha de Manhattan, inundou ruas e provocou o fechamento de estações de metrô.
Praticamente todas as linhas de metrô foram suspensas, redirecionadas ou sofreram atrasos, e duas das três linhas da Ferrovia Metrô-Norte foram suspensas.
Voos no aeroporto de LaGuardia, um dos principais da cidade, no bairro do Queens, também tiveram de ser adiados.
Em um trecho da FDR Drive, uma importante artéria ao longo da zona leste de Manhattan, alguns motoristas abandonaram seus veículos.
Priscilla Fontallio disse que ficou presa em seu carro, que estava em um trecho da rodovia que não estava alagado, mas parado, por três horas.
“Nunca vi nada assim na minha vida”, disse ela.
Fotos e vídeos postados nas redes sociais mostraram água caindo em estações de metrô e porões.
A Autoridade Metropolitana de Transportes, que administra linhas de metrô e trens suburbanos, chegou a pedir aos moradores da cidade mais populosa do país que ficassem em casa, se pudessem.
Cidades ao redor de Nova York, como Hoboken e Nova Jersey, também sofreram inundações.
🇺🇸 | AGORA: Fortes inundações em Nova York. pic.twitter.com/qEauDtbHXg
— Alerta Mundo (@AlertaMundo_) September 29, 2023
Mais sobre Notícia Internacional acesse Imparcial internacional
Com informações do G1