Brasília Atinge 37,2°C, estabelecendo Novo Recorde de Calor em Novembro
Nesta segunda-feira (13/11), os brasilienses enfrentaram um calor intenso, marcando um novo recorde de temperatura para o ano de 2023, com os tacitamente alcançando 37,2°C. A marca máxima anterior, registrada em 24 de setembro, era de 36,7°C. A umidade despencou para 15%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Veja também
Investimento de R$ 20 milhões leva asfalto para a DF-131, em Planaltina
Os meteorologistas apontam que essa é a temperatura mais alta já registrada no mês de novembro na história do Distrito Federal, sendo anotada na estação de Águas Emendadas, em Planaltina.
Apesar do calor intenso, ainda não foi batido o recorde histórico de temperatura mais alta no DF para o ano, que é de outubro de 2020, quando as taxas atingiram 37,8°C, segundo o Inmet. Naquela época, o Brasil também estava em alerta vermelho devido às condições extremas de calor e baixa umidade.
O Inmet emitiu um alerta vermelho para 14 estados e o Distrito Federal, ampliando a vigência até sexta-feira (17/11), devido ao aumento da intensidade da onda de calor. Inicialmente, o alerta cobria seis estados e o DF, programado para terminar na quarta-feira (15/11).
Os alertas vermelhos do Inmet são reservados para situações de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.
Para enfrentar as altas temperaturas, o Inmet recomenda que as pessoas se mantenham bem hidratadas, evitem atividades físicas e exposição direta ao sol durante os horários mais quentes do dia, além de usar hidratantes para a pele e umidificadores de ar no ambiente.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília