Fraudes com “notas frias” e empresas fictícias: Operação da PCDF visa combater esquema sofisticado de sonegação de ICMS
Na manhã de hoje, sexta-feira (19), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Títere com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em sonegação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A dívida acumulada junto ao fisco do Distrito Federal é estimada em aproximadamente R$ 8,4 milhões.
Veja também
Feminicídio no Recanto das Emas: mulher de 39 anos assassinada pelo companheiro
De acordo com as investigações, o grupo agia por meio da criação de empresas fictícias no setor de comércio varejista de produtos de limpeza em geral, emitindo notas fiscais fraudulentas, conhecidas como “notas frias”.
Os verdadeiros donos dessas empresas recrutavam indivíduos, chamados de “laranjas”, para figurarem como sócios nas empresas fictícias.
A operação compreendeu o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, abrangendo as regiões administrativas de Vicente Pires, Riacho Fundo, Taguatinga e no Plano Piloto.
Os suspeitos estão sujeitos a serem autuados por diversos crimes, incluindo associação criminosa, sonegação fiscal, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília