A capital destaca-se pela arquitetura, saúde, segurança e bem-estar, posicionando-se como a cidade com maior qualidade de vida do país.
Brasília, além de ser um ícone arquitetônico, agora é também reconhecida como a cidade com a maior qualidade de vida no Brasil. O Índice de Progresso Social Brasil 2024 (IPS Brasil) colocou o Distrito Federal em primeiro lugar entre as capitais e em segundo entre todos os municípios brasileiros em termos de desenvolvimento social, econômico e ambiental. A avaliação considerou 5.570 municípios, destacando Brasília com uma pontuação de 71,25 em um total de 100.
Veja também
Final do circuito de festejos juninos em Ceilândia promete disputa acirrada
O IPS Brasil, elaborado por instituições como Imazon, Fundação Avina e Amazônia 2030, avalia três dimensões – Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades – e 12 componentes. Brasília se destacou em 10 dos 12 indicadores, abrangendo segurança alimentar, saúde, liberdades individuais e qualidade do ensino, refletindo a complexidade dos desafios enfrentados pela gestão pública da capital.
O governador Ibaneis Rocha atribui o sucesso a investimentos em saneamento básico, água tratada, educação, saúde e transporte público. Ele ressaltou que administrar Brasília exige um olhar atento não só para a cidade, mas também para o Brasil e o mundo, consolidando a capital como referência nacional.
Um exemplo dos espaços públicos inclusivos de Brasília é o Eixão do Lazer. Aos domingos e feriados, a maior avenida do Distrito Federal se transforma em um espaço vibrante e democrático, onde carros dão lugar a bicicletas, patins, corredores e vendedores, proporcionando um ambiente dinâmico e repleto de atividades para a comunidade.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília