Medida amplia para 16% a quantidade de linhas que aceitam apenas pagamento eletrônico no sistema de transporte público do DF
A partir do dia 15, mais 99 linhas de ônibus do sistema de transporte público do Distrito Federal deixarão de aceitar pagamentos em dinheiro. Entre essas, estão 30 linhas operadas pela Piracicabana, 19 pela Pioneira, 10 pela Urbi, 24 pela Marechal e 16 pela BsBus. Essas novas linhas se somam às 52 que já adotaram o pagamento exclusivo por meios eletrônicos desde 1º de julho. “Com essa ampliação, 16% das linhas do sistema passarão a operar somente com pagamento eletrônico, utilizando cartões de transporte, bancários e QR Code (bilhete avulso)”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves. Atualmente, o Distrito Federal conta com 933 linhas de ônibus.
Veja também
BRB Mobilidade diversifica meios de pagamento e moderniza atendimento dos usuários
Segundo Zeno, a retirada gradual do pagamento em dinheiro está sendo implementada em linhas onde seu uso já é baixo. “A expectativa é que até o final do ano, o dinheiro em espécie deixe de ser aceito em todas as linhas restantes”, afirmou.
Para facilitar a transição e apoiar os usuários do Cartão Mobilidade, o BRB Mobilidade instalou 25 novos pontos de retirada e recarga de cartões, totalizando agora 151 locais de atendimento disponíveis. Informações completas estão disponíveis no site do BRB Mobilidade, e o aplicativo BRB Mobilidade também permite a recarga com pagamento via Pix. Essa iniciativa da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) busca modernizar o sistema de transporte público, além de oferecer mais segurança e transparência tanto para os passageiros quanto para os operadores do serviço.
Em 2023, o pagamento das passagens em dinheiro representava R$ 278,5 milhões, o equivalente a 31% dos acessos. Atualmente, essa forma de pagamento caiu para cerca de 16%. “Desde o início da implementação do programa, observamos uma diminuição consistente no uso de dinheiro em todas as linhas”, contabiliza Zeno Gonçalves.
A seguir, confira a lista das linhas que passarão a aceitar apenas pagamento eletrônico a partir do dia 15.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília