Título reconhece trajetória do jornalista maranhense na capital federal, marcando sua contribuição para o jornalismo e causas sociais.
Nesta sexta-feira, 01 de novembro de 2024, o jornalista maranhense Antônio Carvalho Duarte, conhecido como Toni Duarte, recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília em uma sessão solene na Câmara Legislativa, conduzida pelo deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil). Ao homenageá-lo, Pedrosa enfatizou que o título reconhece mais do que uma pessoa; é uma homenagem aos valores que Duarte representa no jornalismo: “clareza, simplicidade, coerência e imparcialidade”.
Há 27 anos residindo em Brasília, Toni Duarte declarou seu amor pela cidade, agradecendo o acolhimento e destacando a pluralidade cultural da capital. O jornalista também homenageou os maranhenses, tanto os que permanecem em seu estado natal quanto aos que vivem no Distrito Federal.
Personalidades como, Edson Lobão, ex-governador do Maranhão, o presidente da Associação Brasileira de Portais de Noticias (ABBP), José Fernando Vilela, deputado Roosevelt, desembargador Roberval Casemiro Belinati e a governadora assistente do Rotary International, Heloísa Cardoso, que exaltaram a contribuição de Duarte. Ele foi descrito como um dos grandes nomes do jornalismo de Brasília, um defensor das causas comunitárias e um líder respeitado no Rotary Club de Brasília.
Com uma carreira iniciada no jornal O Imparcial, no Maranhão e consagrado também no rádio como âncora do programa “Bom dia São Luís, Toni Duarte consolidou-se em Brasília nos anos 80, fundando o portal Radar DF e presidindo a ABBP. Além de sua atuação no jornalismo, é conhecido por seu engajamento em causas sociais.
O título de Cidadão Honorário, proposto por Eduardo Pedrosa, destaca a trajetória de Toni Duarte, que, com ética e compromisso social, se tornou uma inspiração para as futuras gerações e uma voz respeitada na capital federal.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Política