Distrito Federal fortalece vigilância epidemiológica com capacitação de servidores Curso melhoria monitoramento e resposta a surtos e epidemias na rede hospitalar

54155556803_1132de0cae_o
COMPARTILHAR:

Os participantes, lotados em hospitais da SES-DF, serão responsáveis ​​por monitorar e reportar dados epidemiológicos essenciais para a tomada de decisões em situações de emergência.

A vigilância epidemiológica do Distrito Federal deu um passo importante em sua preparação para enfrentar surtos, epidemias e eventos inesperados, como doenças raras ou condições relacionadas às mudanças climáticas. Nesta quinta-feira (21), quase 20 servidores da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) concluíram o Curso de Elaboração de Comunicados Epidemiológicos, promovido em parceria com a Escola de Governo (EGov). A solenidade de encerramento aconteceu no campus do Centro Universitário UDF, na Asa Sul.

Veja também
Cresce a participação das mulheres no agronegócio do Distrito Federal

Durante três meses de formação, os profissionais aprenderam a registrar dados sobre doenças, analisaram estatísticas e elaboraram boletins epidemiológicos que serviram de alerta para a detecção de novos surtos ou aumento de casos. “Muito mais que um aprendizado, esse curso traz a resposta a uma demanda da sociedade”, destacou Fabiano dos Anjos, subsecretário de Vigilância à Saúde.

Os participantes, lotados em hospitais da SES-DF, serão responsáveis ​​por monitorar e reportar dados epidemiológicos essenciais para a tomada de decisões em situações de emergência. Entre os formandos, a enfermeira Fernanda Cristina de Freitas ressaltou a relevância prática da capacitação. “Esse curso me deu um preparo melhor sobre como utilizar os dados de forma prática”, afirmou. Em 2025, Fernanda estará na linha de frente de monitoramento de doenças respiratórias infantis no Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib).

O representante da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh) do Ministério da Saúde, Silvanei Gonçalves, elogiou a iniciativa e destacou o protagonismo do DF. “O DF é a vanguarda na vigilância, um exemplo para outros estados”, enfatizou.

A diretora executiva da EGov, Juliana Tolentino, celebrou a capacidade do Governo do Distrito Federal de oferecer formações alinhadas às necessidades da população. “Hoje conseguimos fechar cursos e turmas bem esp

Como conclusão do curso, o Distrito Federal se posiciona de forma estratégica na antecipação e resposta a eventos epidemiológicos, reforçando a segurança e o cuidado com a saúde pública local.

Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília

OUTRAS NOTÍCIAS