Em fase final de contratação e com o espaço já definido, além das legislações adaptadas, a previsão é que ao menos 20 empresas se instalem em Águas Lindas de Goiás até junho, com o apoio do Governo de Goiás.
Na última segunda-feira (06/01), a Secretária do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, mediou uma reunião estratégica entre as secretarias de Economia e Indústria e Comércio de Goiás e a Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas (Codeal). O encontro teve como foco o alinhamento de políticas fiscais, como incentivos tributários, oferta de formação técnica, apoio logístico e outras ações para viabilizar o ITEC – Canal Expresso Brasil-China, que será implantado em Águas Lindas de Goiás ainda neste semestre.
“Esse projeto grandioso tem caráter transversal, e estamos unindo esforços de diversos setores técnicos do Governo de Goiás para garantir seu sucesso. Será um divisor de águas para a nossa região”, afirmou Caroline Fleury.
Durante a reunião, o Secretário de Economia, Sérvulo Freire, juntamente com a Secretária-Adjunta Renata Noleto, destacou os benefícios fiscais oferecidos pelo Governo de Goiás para atrair empresas. Já Marcos Sussumo, da Superintendência de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Indústria e Comércio (SIC), ressaltou o compromisso com a qualificação da mão de obra local.
André Oliveira, presidente da Codeal, enfatizou a importância da integração do Estado no projeto. “Queremos que Goiás traga seus serviços e instrumentos de apoio, garantindo respostas eficientes às demandas que surgirão”, disse.
Veja Também
Falta de coleta de lixo em Águas Lindas de Goiás preocupa moradores
Em 19 de dezembro, o prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti, reuniu-se por videoconferência com representantes de empresas chinesas para a apresentação das novas indústrias que farão parte do polo industrial. Antonietti ressaltou a importância estratégica de Águas Lindas nas relações comerciais entre Brasil e China. “Esse é um dos maiores acordos comerciais da história do nosso município. A inauguração do ITEC é uma oportunidade única e representa um grande passo para o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade”, destacou.
Entenda o projeto
A parceria entre a Prefeitura de Águas Lindas e a cidade chinesa de Zhongshan, na província de Guangdong, começou em junho de 2024, com a assinatura de um protocolo internacional que prevê investimentos de aproximadamente US$ 100 milhões na região. Em fase final de negociações, 20 indústrias chinesas de diversos setores estão prestes a se instalar no Entorno do Distrito Federal, incluindo fabricantes de placas fotovoltaicas, triciclos, tornozeleiras eletrônicas e peças automotivas.
O projeto inclui duas grandes iniciativas:
- ITEC – Canal Expresso Brasil-China (Brazil-China Product Exhibition Center): Um pavilhão permanente de exposição comercial e cultural entre os dois países, com 10 mil metros quadrados, localizado ao lado de um shopping em Águas Lindas, às margens da rodovia BR-070. A construção começará ainda este mês, com o primeiro evento programado para julho.
- Polo Industrial Sol Nascente: Localizado no bairro Sol Nascente, terá 67 módulos industriais. Até o momento, 37 já foram reservados, e 20 indústrias devem iniciar suas operações até o final deste semestre, gerando cerca de 2 mil empregos diretos.
O ITEC se consolidará como um hub estratégico para negociações, trocas comerciais e culturais entre Brasil e China, fortalecendo Goiás como um polo de desenvolvimento na Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal.
Envie sua sugestão de pauta, entre em contato conosco.
Clique Aqui: https://w.app/vq3iBy
(61)99554-1800