Cidade histórica aposta no turismo religioso e náutico para atrair turistas de Brasília

A cidade histórica de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, tem investido em parcerias, com o apoio do Governo de Goiás – por meio da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) e da Goiás Turismo – para se consolidar como um destino turístico integrado com Brasília. A cerca de 50km da capital federal, o município, tem apostado na diversidade de atividades para atrair visitantes e impulsionar o turismo local.

Veja também
Vamos continuar avançando para garantir um futuro ainda melhor aos jovens”, afirma Daniel Vilela na entrega de escola reconstruída no Entorno

Dentre os atrativos, dois lagos para pesca e esportes náuticos; a Igreja Nossa Senhora do Rosário construída por escravos há 256 anos e a Fazendinha JK, propriedade privada aberta ao público que preserva o legado do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, incluindo biblioteca com 1,8 mil livros e mobília original. A obra é a única de Niemeyer na área rural, e mantém o jardim pensado pelo paisagista Burle Marx e um lago artificial próprio para banho.

A Secretária do Entorno do DF, Carol Fleury, reforça a importância de expandir o leque de opções turísticas para atrair visitantes. “O turismo não só gera emprego e renda, mas também movimenta o comércio local. Luziânia tem muito a oferecer, e estreitar sua conexão com Brasília por meio de experiências diversificadas é fundamental para fortalecer essa vocação”, explica.

Turismo náutico: um potencial a ser explorado

O Lago Corumbá IV é um dos maiores atrativos da cidade, com grande potencial para pesca esportiva, navegação e outras atividades náuticas. Luciano Braz, Secretário Municipal de Turismo, destaca que a proposta é transformar Luziânia em um destino de permanência, e não apenas de passagem. “Brasilienses e goianos são apaixonados por pesca e esportes náuticos. Queremos que o turista se sinta convidado a explorar mais e ficar por mais tempo”, afirma.

Cultura e tradição: pilares do turismo local

O turismo cultural e religioso também ocupa um espaço importante na estratégia de Luziânia. As tradicionais Cavalhadas, que voltaram em 2023, e a Festa do Divino, realizada anualmente em abril, são dois grandes eventos que atraem tanto fieis quanto turistas para a cidade. “Incentivar a interiorização da cultura é fundamental. O turismo religioso movimenta a economia local, além de fortalecer os laços comunitários”, comenta Caroline Fleury.

Embaixadores no Entorno

A expectativa é que Luziania seja um dos destinos da nova edição do programa Embaixadores no Entorno – uma parceria da SEDF-GO e da Serinter-DF – e assim amplie sua conexão com Brasília, oferecendo novas oportunidades de crescimento econômico e promovendo o fortalecimento de sua identidade como destino turístico. “Será uma oportunidade de mostrar Luziânia para o mundo”, destaca Luciano Braz.

Mais notícias dessa região acesse Imparcial Entorno

Secretaria do Entorno do DF | Governo de Goiás (Foto: Daniel Medeiros)