Lucas Antonietti e as decisões que definem destinos

Adora Montminy (3)
COMPARTILHAR:

2028 passará por 2026 e as próximas decisões na base Lucas Antonietti serão decisivas na longevidade do grupo político. 

2026 está logo ali, como dizem os amigos de minas, com um bom café e um pão de queijo quentinho. Uai, sô, que trem bão. O grupo vitorioso do Doutor Lucas precisará passar por decisões difíceis nos próximos dias. É nesse momento que o amadurecimento político será posto em prova de fogo.

O segundo mandato acabou de se iniciar, segundo fontes ligadas ao governo, novas alianças estão sendo criadas e antigas sendo quebradas em um piscar de olhos. A ansiedade e imaturidade política de alguns, que, como sempre disse o próprio prefeito, ”parece que nasceu de 6 meses”, já estão antecipando o pleito de 2028.

O desejo exagerado pelo poder e pela cadeira no Palácio das Águas poderá levar o projeto de longevidade de governança no município à queda. Algumas alianças foram criadas em 2023, na qual, juntamente com alta aprovação do governo, deram o resultado esmagador nas urnas ao Doutor Lucas.

Hoje irei abordar algumas dessas alianças.

GRUPO HILDO DO CANDANGO 

O grupo  do ex-prefeito e suplente de deputado federal Hildo do Candango (REPUBLICANOS), foi uma das grandes alianças formadas. A junção do grupo, que no início não teve apoio da maioria dos aliados e membros do grupo Lucas, hoje tem avançado e quebrado resistências.
A aliança teve como base, o apoio irrestrito à candidatura ao Congresso Nacional, a deputado federal, do ex-prefeito Hildo do Candango.

Porém, essa aliança corre o risco de não ter o apoio total do grupo governista, já que precisará de outros passos e decisões do líder Lucas.

Decisões que colocaram o futuro de sucessão da vice-prefeita Aleandra Sousa (REPUBLICANOS) em jogo. Fontes ligadas ao grupo Hildo já dão como certa que Aleandra não será candidata em 2028, porém, caso haja uma mudança de curso, existem chances, mesmo que remotas, da mesma ser candidata em 2026.

GRUPO FÁBIO CAMPOS

 

Um dos maiores desafios e, diga-se de passagem, uma situação bastante delicada é a Aliança formada com Fabio Campos (REPUBLICANOS). Fábio, que cresceu de forma meteórica nos últimos anos em Águas Lindas, chegou a ser um dos grandes nomes nas últimas eleições, para composição da chapa majoritária, com apoio da grande maioria da Câmara Municipal. A aliança  com Fábio teve como base o apoio, a candidatura da sua esposa Renata d’Aguiar à CLDF, apoio nas eleições de 2026, algo que não ficou claro, e um possível apoio em 2028.

Fato é que o grupo Fábio Campos é composto por grande maioria da Câmara Municipal, com destaque para o vereador Keké Vulkanic que já colocou seu nome à disposição para o pleito em 2026, para deputado federal. Uma situação bastante delicada, já que na aprovação popular, o vereador tem crescido bastante nos últimos anos.

Fontes ligadas ao grupo Fábio afirmam que ele será candidato a prefeito em 2028 e que não abrirá mão dessa situação, seja na base ou até mesmo na oposição, e que Fábio não deixará de ser voz decisiva no pleito de 2026, seja ele como candidato ou aliado do seu grupo. Fabio Campos conta com apoio em parte da base do republicanos do DF em destaque para os deputados Júlio Cesar e Fred Linhares, situação que deixa o grupo Hildo do Candango preocupado com o futuro.

GRUPO ANDERSON TEODORO

O Deputado Estadual Anderson Teodoro (AVANTE) vive uma das situações mais delicadas no momento, apesar do apoio total que teve nas ultimas eleições dos grupão Lucas Antonietti, o deputado tem enfrentado problemas jurídicos sérios, que podem impedi-lo de se candidatar nas próximas eleições.

Em 2024, Anderson não teve sucesso no recurso de apelação contra uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa. O acórdão manteve a sentença condenatória que incluiu a suspensão dos direitos políticos dele por cinco anos. A decisão foi preferida pelo juiz Wilker André Vieira Lacerda, de Águas Lindas de Goiás.

Fontes ligadas ao governo Lucas, informaram que a relação com o deputado com Hildo do Candango não são das melhores, e a sua proximidade com Fábio Campos tem colocado em risco a aliança do ex-prefeito com o atual, algo que não foi bem recebido por Doutor Lucas, que já determinou que Teodoro siga a risca o alinhado, Lucas Antonietti também teria deixado claro, que se a situação política e jurídica do mesmo não for resolvida até dezembro, ele será carta fora do baralho.

GRUPO OLIVEIRA JR

O grupo do vereador e presidente da Câmara Municipal de Águas Lindas tem avançado bastante. Oliveira Jr (UNIÃO) tem sido aclamado pelos pares na casa como futuro candidato a prefeito em 2028. Aliança que, segundo informações, custou a sucessão de Aleandra, Oliveira apoiaria Hildo para federal em troca da cadeira do executivo no Palácio das Águas. Quando questionei a fonte ligada ao grupo Hildo, sobre essa aliança, recebi a seguinte resposta: ”Na política não podemos ter tudo”.

Essa aliança não foi bem recebida pelo grupo Fábio Campos, na qual o Oliveira teve grande apoio nas últimas eleições. Conversei com o presidente da Câmara em janeiro, e o mesmo não descarta a participação nas próximas eleições.

GRUPO ZÉ DA IMPERIAL

O grupo do ex-deputado estadual Zé da Imperial, na qual tem um grande apoio do grupo tático, também tem se mobilizado. Zé, que foi uma das peças fundamentais no tabuleiro nas últimas eleições, segundo fontes, tem se sentido desvalorizado politicamente pelo grupo Lucas. Zé da Imperial, que é conhecido pelo seu carisma com o povo, terá muita dificuldade de andar lado a lado com Hildo do Candango. Essa é uma das situações mais delicadas para Lucas Antonietti, que caso não seja bem administrada pode gerar problemas para 20028.

O ÁS DE ESPADAS CHAMADO KEKÉ VULKANIC

O Vereador tem tirado o sono de grande parte dos políticos de Águas Lindas de Goiás. Com uma linguagem popular, influência com a população e presença ativa nas redes sociais, Keké (MOBILIZA) tem se destacado bastante, e se tornado um dos principais nomes para 2028. O vereador, que já colocou o seu nome para candidatura a deputado federal em 2026, tem sido sondado pelo grupo Lucas Antonietti, para uma possível composição com Hildo do Candango, nesse caso substituindo Anderson Teodoro.

Seria uma jogada de mestres, caso isso realmente aconteça, pois Keké se tornou um dos maiores nomes da política municipal. O único problema dessa aliança é a lealdade que Vulkanic tem com Fábio Campos. Acredito que essa aliança seria quase que impossível.

OUTRAS POSSÍVEIS CANDIDATURAS DA BASE GOVERNAMENTAL PARA 2026

Professor Denildson – Homem de confiança do Prefeito, o Secretário de Administração tem si mostrado leal ao governo, porém o seu relacionamento distante com membros do governo e aliados tem gerado um desgaste e uma grande desvantagem ao secretário.

Paulo Antonietti – O suplente de vereador do PL, na qual hoje ocupa uma cadeira na câmara, tem ensaiado nos bastidores uma possível candidatura em 2026, porém Dr. Paulo tem enfrentado os frutos de muito desgaste político, resultado de sua gestão como Secretário de Governo.  Para ser candidato, Paulo terá pela frente um grande desafio: estreitar o relacionamento político com todas as instâncias do governo e da Câmara.

Baiano dos Cocos – O vereador do Republicanos é pré-candidato a deputado estadual. Em seu primeiro mandato na Câmara Municipal, Baiano conta com seu carisma com a população e com o apoio do seu padrinho político, o deputado federal, Glaustin da Fokus.

Abadyas Damasceno – O vereador do União também colocou o seu nome a disposição, porém, apesar do trabalho desenvolvido, principalmente na zona rural e no agro, uma futura candidatura enfrentará bastante obstáculos no partido.

França Castro – O vereador MDBista também lançou sua pré-candidatura, porém, apesar do bom trabalho que vem realizando, o qual lhe proporcionou um grande resultado nas urnas, sua futura candidatura enfrentará grandes obstáculos em composição.

Mariana Novaes – A Advogada ‍e Procuradora Geral de Águas Lindas de Goiás, segundo fontes, pode ser uma carta da manga do prefeito Doutor Lucas. A Dra. Mariana tem um bom relacionamento com o judiciário e, apesar do relacionamento positivo político com a base e na câmara, Mariana terá como principal obstáculo a construção de sua imagem política para a população.

Na manhã dessa quarta-feira (19), o prefeito Lucas Antonietti, preocupado com o futuro político e a unidade do grupo, se reuniu com secretários, superintendentes para buscar um alinhamento que evite uma racha em sua base, levando ao fracasso uma longevidade política.

O prefeito Doutor Lucas é conhecido por ser um exímio estrategista com o talento incontestável de agregar e trazer para perto todos, inclusive a oposição.

Estarei sempre por aqui, analisando e observando de perto, cada passo da política em Águas Lindas de Goiás.

Marcos Alexandre.

 

OUTRAS NOTÍCIAS