O Jogo do Poder – Ibaneis Rocha e ”o tempo não para”

IBANEIS E MORAES
COMPARTILHAR:

A pergunta que não quer calar no Palácio do Buriti e no Distrito Federal é: O tempo de governo retirado de Ibaneis, quem irá repor?


O NOVELO DE FIOS DO STF

08 de janeiro de 2023 ficará para história e não há duvidas disso, porém. não somente o dia 08 em si, mas toda a história que até o momento se desenrola e se enrola como um novelo nas patas de um gato, uma situação confusa e cheia de emaranhados. As canetas douradas dos capas pretas do STF, agiram de forma rápida, em uma velocidade que fluxos processuais segundo juristas de todo o país, não foram respeitados.

E nesse emaranhados de fios do judiciário, foi inserido o nosso personagem principal de hoje, o governador do Distrito Federal. O advogado Ibaneis Rocha marcou seu nome na história de Brasília com feitos que outros políticos nunca alcançaram, é o primeiro governador reeleito para o Palácio do Buriti no primeiro turno e o segundo chefe do Executivo a retornar ao comando do Governo do Distrito Federal. Além disso, é o primeiro brasiliense genuíno a ser eleito governador do DF por duas vezes. Ibaneis Rocha alcançou esses marcos históricos nas urnas. Nas eleições de 2022, foi o candidato preferido por 832.633 eleitores, obtendo 50,30% dos votos válidos, o que garantiu sua permanência no cargo que assumiu em 2018.

 

METRALHADORA CHEIA DE MÁGOAS

Parafraseando o grande cantor e compositor Cazuza, chegamos ao Ministro Alexandre de Moraes e sua ”metralhadora cheia de mágoas”. Amarguras que foram geradas pelo discursos acalorados do ex-presidente Bolsonaro e da extrema direita contra a corte. Uma guerra que colocou alvos nas costas de centenas, de milhares de brasileiros, muitos inocentes e outros não.

E no grupo dos inocentes, Ibaneis Rocha, que foi atingindo pela ”metralhadora cheia de mágoas” de Moraes no dia 09 de janeiro de 2023, onde mesmo com a aprovação esmagadora nas urnas, foi afastado pelo Ministro por 90 dias. Um afastamento que não foi somente prejudicial a imagem pessoal e política de Ibaneis, mais ao estado democrático de direito, pois afastou um governador eleito e reeleito pela vontade soberana da população do Distrito Federal.

Uma abjunção sem provas concretas, que teve como base especulações e retóricas vazias, na qual colocou em xeque, a moral e o caráter de gestor, de um governante, voltando a repetir, eleito pela soberania do povo nas urnas.

 

”TRANFORMAM O PAÍS INTEIRO NUM ???”

Qual o objetivo principal dessa guerra? Uma batalha que se estende há anos, deixando um rastro de dor no coração da nação. Claro e evidente que os verdadeiros culpados devem ser condenados e precisam pagar pelos seus erros, porém os inocentes como ficarão? Quem irá se responsabilizar por eles? No final de tudo isso, como estará a nossa nação? Será válido a condenação de inocentes para não deixar escapar os alegados culpados?

Perguntas sem respostas, dúvidas que geram dúvidas, mas que no passar nos dias tem transformado o país inteiro num ??? Essa eu deixo para você concluir.

 

”O TEMPO NÃO PARA”

Como esperado, o óbvio acontece, o Ministro Alexandre de Moraes arquivou o inquérito contra Ibaneis Rocha. Moraes acolheu manifestação da PGR, que não viu elementos para prosseguir investigação sobre governador do DF.

E agora? às horas, dias e meses de governo ábdito do governador Ibaneis Rocha, serão restituídos? Ele poderá governar alguns meses, após o termino do seu mandato? Claro que não! Às canetas douradas do STF e do Congresso Nacional, não devolverão a Ibaneis o tempo perdido.
Esse cenário, deveria levar o congresso a uma reflexão profunda: Qual fluxo deveria ser adotado para o afastamento de um governador eleito pelo povo? Será que não é o momento de uma reforma nessa pauta? Se questiona se um tribunal pode agir com fins políticos e ao clamor de alguns poucos?

Realmente o tempo não parou, ele não para, o Tic tac continua sem resposta? E cada eleitor do Distrito Federal, cada cidadão, exige uma resposta para a pergunta a seguir:  ”E agora? às horas, dias e meses de governo ábdito do governador Ibaneis Rocha, serão restituídos?”

 

”A PISCINA CHEIA DE RATOS”
                                                               ‘

Na ultima semana, Ibaneis Rocha declarou: ”Não piso no mesmo terreno que Lula”. O governador exige que Lula se retrate por tê-lo acusado, “de forma leviana”, de ser “cúmplice” do ex-presidente Jair Bolsonaro nos atos antidemocráticos. Estaria errado Ibaneis? Deveria o governador desconsiderar tudo que passou durante a investigação e o afastamento?

As ideias do presidente Lula, realmente não corresponderam aos fatos. O petista deveria ter no mínimo a hombridade de pedi desculpas ao governador Ibaneis e a todos os eleitores e cidadãos do Distrito Federal.

 

”E ASSIM NOS TORNAMOS BRASILEIROS”

Aqui encerro essa coluna, refletindo e levando você querido leitor a uma reflexão profunda: E assim estamos nos tornando Brasileiros? 

O Jogo do Poder
Marcos Alexandre

 

Nota:

O conteúdo publicado nessa coluna é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a posição do Portal Imparcial.

OUTRAS NOTÍCIAS