Celina Leão participa de ato com Bolsonaro e reforça apoio à anistia dos presos de 8 de janeiro

Celinale
COMPARTILHAR:

Vice-governadora do DF marca presença em manifestação na Paulista e mira fortalecimento político junto à base bolsonarista

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), participou neste domingo (6) de um ato ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, em São Paulo. A manifestação reuniu apoiadores da direita e teve como foco principal o pedido de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Veja também
Caiado critica taxação de ricos e lança pré-candidatura à Presidência

Embora tenha classificado os eventos da época como “vandalismo”, Celina demonstrou, com sua presença, apoio à narrativa de que muitas das prisões relacionadas aos atos foram excessivamente duras ou injustas. O gesto é interpretado como uma tentativa de aproximação mais firme com a base bolsonarista, o que pode indicar movimentações políticas futuras.

Durante os meses em que o governador Ibaneis Rocha (MDB) esteve afastado por decisão do Supremo Tribunal Federal — justamente por conta dos acontecimentos de 8 de janeiro —, Celina assumiu interinamente o comando do Governo do Distrito Federal. Na ocasião, ela acompanhou de perto os trabalhos de reconstrução dos prédios públicos danificados e a reorganização da segurança local.

Nos bastidores, especula-se que Celina Leão esteja se posicionando para disputar cargos de maior projeção nacional. Há possibilidade de que ela assuma novamente o governo do DF em abril de 2026, caso Ibaneis se desincompatibilize do cargo para disputar o Senado. A presença no ato deste domingo é vista por analistas como um passo estratégico nessa direção.

OUTRAS NOTÍCIAS