Seleção visa formar cadastro reserva para repor aposentadorias e manter efetivo da corporação; edital está em fase de preparação
O Governo do Distrito Federal (GDF) confirmou que lançará, até junho deste ano, um novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A seleção deverá oferecer um cadastro reserva com pelo menos 5 mil vagas, como forma de antecipar a reposição de profissionais diante do aumento no número de aposentadorias previstas na corporação.
Veja também
Jovens candangos são reconhecidos por ação durante epidemia de dengue no DF
O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) durante um almoço na casa do deputado distrital Roosevelt Vilela (PL), com a presença de militares da ativa. Segundo o governador, o objetivo é garantir a continuidade dos serviços prestados pela corporação à população do DF, mesmo com a saída natural de parte do efetivo.
“O secretário de Economia, Ney Ferraz, já tem autorização para contratar a banca organizadora e preparar o edital. Queremos garantir que, com o concurso, o Corpo de Bombeiros mantenha sua capacidade operacional plena”, afirmou Ibaneis.
Além do concurso, o GDF também estuda a possibilidade de reduzir o tempo de progressão na carreira, como estratégia para manter profissionais experientes por mais tempo na ativa. A proposta faz parte de um conjunto de medidas para assegurar a eficiência e o preparo da corporação nos próximos anos.
O novo concurso é aguardado com expectativa, especialmente por concurseiros da área de segurança pública. A publicação do edital é esperada ainda no primeiro semestre de 2025.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília