Sites do GDF continuam fora do ar, após ataque hacker

Hacker-Hero
COMPARTILHAR:

Sites oficiais do GDF continuam fora do ar na manhã desta sexta-feira (6/11). Detran informou que atendimento agendado ao público está mantido.

Cerca de 80 órgãos que compõem a estrutura do GDF foram atingidos pela tentativa de ataque hacker ocorrida nessa quinta. As primeiras apurações conduzidas pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), da Polícia Civil (PCDF), apontam que os responsáveis pela investida são profissionais quando o assunto é invasão e infecção de sistemas.

Veja Também
Período de matrículas na Rede Estadual de Goiás começa em 16 de dezembro

Endereços eletrônicos da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), da Polícia Militar (PMDF), do Departamento de Trânsito (Detran-DF), do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e da Secretaria de Saúde (SES-DF), por exemplo, seguem sem acesso.

Continua depois da Publicidade

 

Em ação imediata contra a tentativa de ataque de hackers, a Subsecretaria de Tecnologia, da Secretaria de Economia do Distrito Federal, encontrou um pedido de resgate, que seria disseminado caso os dados fossem roubados. É a mesma solicitação enviada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), alvo de invasão na terça-feira (3/11).

O subsecretário de Tecnologia, Francisco Paulo Soares, explicou à coluna Grande Angular que, nesse tipo de investida, os hackers criptografam os dados (“sequestram”) e enviam um e-mail por meio do qual serão combinadas as condições para devolução. Isso não ocorreu com o GDF, porque as medidas tomadas evitaram que os invasores chegassem às informações sigilosas.

Os sites e a internet do GDFNet foram tirados do ar por precaução.

Mais notícias dessa região acesse Imparcial Brasília

Com informações do Metrópoles

OUTRAS NOTÍCIAS