Imparcial na TV: Pedro Sales fala sobre trajetória ao lado de Caiado e desafios no Entorno

O Secretário trabalha ao lado de Ronaldo Caiado desde o Senado, durante esse período até o governo estadual ele ocupou várias funções no governo do estado de Goiás
WhatsApp Image 2024-04-02 at 5.16.41 PM
COMPARTILHAR:

O jornalista Marcos Alexandre recebeu no último Imparcial na TV, Pedro Sales, atual Secretário de Estado de Infraestrutura e Obras de Goiás (Seinfra), ele que é advogado, especialista em direito tributário, mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público e funcionário de carreira do Supremo Tribunal Federal (STF). Foi assessor parlamentar do então senador Ronaldo Caiado e integrou, em 2018, a equipe de transição de governo.

Durante a primeira gestão Caiado, esteve à frente da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego). Também presidiu por mais de três anos a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e, durante dois anos, presidiu o conselho fiscal da Saneago.

Brasiliense, cresceu na Asa Sul, sendo orientado desde muito novo pela influência dos pais a seguir carreira no serviço público. É o filho mais novo de três irmãs, filho de uma mãe professora e pai médico.

Conquistas ao lado de Caiado

Ao falar das suas conquistas, o secretário destacou as realizações alcançadas durante sua gestão à frente da Goinfra. Entre os marcos mencionados, estão a conclusão de obras que estavam paralisadas há décadas. “Especificamente na Goinfra, conseguir destravar obras importantes, algumas até de décadas”. Cito o Hospital Regional de Uruaçu, que já vinha sendo uma demanda há 16 anos, e conseguimos concluir. O hospital de Águas Lindas também é uma demanda de décadas que, agora, no mês de março, é entregue a chave para o secretário de saúde, simbolicamente significando que a parte estrutural foi vencida e inicia-se efetivamente a fase de operação da Secretaria de Saúde.”

As melhorias nas vias rodoviárias também foram destacadas, com projetos que abrangem rotas estratégicas, como as rodovias 70 e 80, importantes para a conectividade do Vale do Araguaia e a região Sudoeste, importante polo agrícola do estado. Outro aspecto mencionado foi o programa de qualificação de vias municipais, conhecido como “Goiás em Movimento”, que já impactou cerca de 200 municípios. “Embora a gestão tenha mudado, o legado do “Goiás em Movimento” permanece vivo, com os mesmos programas continuando a operar e a trazer melhorias para a infraestrutura do estado”, completou. 

Pedro exaltou a equipe do governador Ronaldo e justificou sua popularidade e trabalho à frente do estado de Goiás. “Foram um conjunto razoável de entregas e o que realmente fez a diferença foi o trabalho conjunto da equipe. O governador não era ostensivamente apoiador de Lula nem de Bolsonaro durante sua campanha eleitoral. Isso é um desafio em um Brasil polarizado, e mesmo assim ele venceu a eleição no primeiro turno com o apoio de quase 200 prefeitos”, pontuou.

Ele ainda apontou alguns pilares que justificam a popularidade do governador. “Primeiramente, ele e a primeira dama realizaram uma revolução no aspecto social do estado. Uma parte social que era muito pouco trabalhada foi transformada de forma incrível. Hoje, a política social do Estado de Goiás é técnica, eficiente e magnífica, com uma capilaridade e um capital político muito forte.”

O secretário citou que o programa de requalificação de vias impactou cerca de 200 municípios, gerando uma influência política. “ O resultado está aí, o governador foi reeleito no primeiro turno, mantendo uma equidistância com a esfera nacional de imparcialidade. Ele focou muito em um trabalho de base dentro do Estado, com destaque na saúde e na educação, mas com uma atenção especial para essa capilaridade, nesse tripé que acredito que foi fundamental.”

Desafio do Entorno 

Questionado pelo jornalista Marcos Alexandre sobre como o Entorno tem sido tratado na gestão de Ronaldo Caiado, Marcos afirmou que por muito tempo  o Entorno foi considerado terra de “ninguém, nem do DF nem de Goiás”, como expressou o jornalista. Pedro abordou a complexidade da questão federativa. “Toda questão federativa é complicada, não é fácil lidar com uma região que integra de fato uma unidade da federação, mas que está economicamente e socialmente mais ligada a outra devido à sua proximidade geográfica. Surgem problemas de segurança pública, saúde, vagas em creches e colégios. Mas da parte do governo do Estado de Goiás, o governador tem feito sua parte, concentrando os investimentos na melhoria da educação e saúde.”

O secretário enfatizou que o que cabe ao governo estadual fazer, está sendo feito. “Os colégios foram todos reformados, o hospital de Águas Lindas será uma grande referência, o de Formosa também ganhou uma policlínica, e vagas de UTI foram criadas em Luziânia. Na área de segurança, a Polícia Militar do Estado de Goiás é uma das melhores do Brasil”, disse

Ele ainda afirmou que “O governador tem sido enfático nos cuidados e manutenção dos serviços com relação ao Entorno”, mas que depende também da União e de algumas parcerias com o GDF. “No começo, houve um pouco de desentendimento com o governador do DF, mas ambos estão superando as diferenças e cuidando de políticas públicas que interessam às duas unidades da federação. Está faltando apenas o governo federal olhar com um pouco mais de carinho para o Entorno”, completou. 

Assista o programa completo;

 

OUTRAS NOTÍCIAS