´Consumidores terão aumento significativo no valor da energia elétrica devido a reservatórios baixos e custos de geração mais elevados.
A conta de energia elétrica passa a ficar mais cara a partir desta terça-feira (1º), com a ativação da bandeira vermelha patamar 2, o nível mais alto do sistema tarifário da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com essa medida, o custo para cada 100 quilowatts-hora consumidos sobe de R$ 4,463 para R$ 7,877.
Veja também
Estudo revela que 54,9% da população apoia o horário de verão
A decisão foi anunciada pela Aneel na última sexta-feira (27), em resposta ao risco hidrológico, que inclui a baixa nos reservatórios, e ao aumento do preço da energia no mercado, impactado pelos custos de produção não contratada.
O sistema de bandeiras tarifárias, que indica o custo da geração de energia no país, é composto por três níveis de cobrança: verde, amarelo e vermelho (este último com patamares 1 e 2). A bandeira verde indica tarifa sem custo extra. Desde setembro, estava em vigor a bandeira vermelha patamar 1, após meses de bandeira verde, a mais barata.
Implementado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma forma de tornar mais transparente a cobrança de valores adicionais, ajudando consumidores a monitorar e ajustar seu consumo para economizar.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasil