Censo 2022 revela que 32% dos brasileiros adultos não concluíram o ensino fundamental.
O Brasil celebra nesta segunda-feira (28) o Dia Mundial da Educação, data que marca o compromisso internacional com o fortalecimento do ensino como direito fundamental.
A data foi instituída em 2000 durante o Fórum Mundial de Educação, realizado em Dakar, no Senegal. Na ocasião, líderes de mais de 100 países, incluindo o Brasil, firmaram um acordo para promover avanços na educação até 2030. A celebração também reforça a importância da educação para o desenvolvimento social e econômico das nações.
Leia Também
STF anula leis que proibiam linguagem neutra em escolas e repartições públicas
Em nível global, a educação é homenageada em outra data: 24 de janeiro, quando se comemora o Dia Internacional da Educação, criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2018. Essa celebração reconhece o papel essencial da educação na promoção da paz e do progresso sustentável.
Os desafios educacionais no Brasil, no entanto, ainda são expressivos. Segundo dados do Censo 2022, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 32% da população brasileira com mais de 18 anos não completou o ensino fundamental. Outros 15,4% concluíram essa etapa, mas não finalizaram o ensino médio. Já 35,8% dos brasileiros têm o ensino médio completo, mas não terminaram o curso superior. Apenas 16,8% possuem diploma de ensino superior.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasil