Google e Facebook tem 48 horas para retirarem do ar anúncios falsos do ‘Desenrola’

Google-Facebook
COMPARTILHAR:

Plataformas estão sujeitas a multa R$ 150 mil reais por dia caso não cumpram a determinação

De acordo com o despacho publicado no Diário Oficial, foram encontradas publicações com “indícios de desinformação e de veiculação de publicidade indevida nas plataformas digitais de conteúdo com propósito de fraude bancária ou financeira”.

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) determinou que o Google e o Facebook removam anúncios falsos envolvendo o Desenrola, programa lançado pelo governo federal para renegociação de dívidas.

Veja também
Governo publica Medida Provisória que regula apostas esportivas

O Google e o Facebook receberam um prazo de 48 horas para remoção do conteúdo. Com multa de R$ 150 mil por dia, caso não cumpram a determinação. A Secretaria também pede que as duas empresas adotem medidas para evitar que novos falsos núncios sobre o “Desenrola” sejam veiculados nas plataformas.

As plataformas ainda devem elaborar um relatório com as medidas tomadas para limitar a propagação do conteúdo ilícito e com a listagem das publicações fraudulentas envolvendo o Desenrola que foram localizadas pelas empresas.

O golpe

As postagens, no geral, simulam condições vantajosas de descontos para as dívidas ou oferecem mais informações em troca de cadastro, e pedem dados, pagamentos online ou divulgam telefones e links falsos para contato.

Essas “iscas” são usadas para que os golpistas consigam dados pessoais das vítimas, como nome, endereço, CPF, conta bancária e outros, o que permite que eles consigam, por exemplo, acessar suas contas, fazer compras com o cartão de crédito ou ter acesso a seus perfis em redes sociais para pedir dinheiro a amigos e familiares.

Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasil

Com informações CNN

OUTRAS NOTÍCIAS