INSS implementa obrigatoriedade da prova de vida para 4.3 milhões de beneficiários; Conheça as diversas opções de comprovação disponíveis.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convoca 4.351.557 aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para realizarem a prova de vida. A obrigação, implementada desde 2023, agora é efetuada pelo INSS por meio do cruzamento de informações com outros órgãos para verificar a existência do beneficiário.
Veja também
Aumento nos preços dos combustíveis e gás de cozinha a partir de 1º de fevereiro devido ao novo ICMS
No entanto, o INSS não localizou 4,3 milhões de beneficiários nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março em suas bases de dados. Essas pessoas estão sendo notificadas pelo aplicativo Meu INSS, pelo número 135 ou por meio de notificação bancária.
O INSS instrui os notificados a “realizarem a prova de vida no aplicativo ou site Meu INSS, na rede bancária ou comparecendo a uma agência do INSS”.
Caso a prova de vida não seja efetuada dentro de 60 dias após a notificação, há o risco de bloqueio do pagamento.
Diversas formas de comprovação são aceitas pelo INSS, incluindo o acesso ao aplicativo Meu INSS com selo ouro, empréstimo consignado com reconhecimento biométrico, atendimento presencial nas agências do INSS, perícia médica por telemedicina ou presencial, entre outras. O objetivo é proporcionar flexibilidade aos beneficiários na realização desse procedimento fundamental.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasil