Queiroga anunciou a medida e disse que tomou como base estudos encomendados sobre a dose adicional
O Ministério da Saúde anunciou na manhã desta terça-feira (16) que será autorizada a aplicação da dose de reforço de vacina contra a covid-19 para toda a população maior de 18 anos. Antes, a dose era voltada apenas para idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde.
Veja também
Brasil recebe mais 1,5 milhão de doses de vacina da Pfizer
Pessoas com mais de 18 anos poderão receber a dose de reforço cinco meses após a aplicação da segunda dose (ou da dose única, no caso da Janssen). O ministro Marcelo Queiroga fez o anúncio da ampliação e disse que a pasta se baseou em estudos científicos encomendados para tomar a decisão.
“Graças às informações que temos advindas dos estudos científicos de efetividade realizados em parceria com a Fiocruz, e de um estudo que encomendamos em parceria com a Oxford para a avaliação da aplicação da terceira dose, que já temos dados preliminares, nós decidimos ampliar essa dose adicional para todos aqueles acima de 18 anos que tenham tomado essa segunda dose há mais de cinco meses”, declarou. Queiroga assegura que há doses suficientes para esta ampliação.
O ministro também se mostrou preocupado em evitar nova onda de casos de covid no Brasil. “Nós já temos uma das campanhas de vacinação mais importantes do mundo, ultrapassamos os EUA em relação ao percentual da população completamente imunizada. Mas, temos que avançar ainda mais para que não aconteça, por exemplo, o que esta acontecendo em alguns países da Europa onde observamos aumento de casos”, afirmou.
A pasta estima que há 12,4 milhões de pessoas (12.471.432) aptas a tomar a dose de reforço já em novembro deste ano.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasil
Com informações da Jbr