Especialistas da OMS defendem que três doses são suficientes para proteger pessoas saudáveis. A quarta dose deve ser destinada a quem tem maior risco de óbito
Quem são o grupo de risco para a covid?
De acordo com o SAGE, os seguintes grupos devem ser priorizados com a quarta dose da vacina contra a covid-19:
Além disso, o grupo de especialistas da OMS reforça que os profissionais de saúde de todas as idades também devem receber a segunda dose de reforço.
Recomendação da quarta dose pode mudar no futuro
Apesar da atual recomendação, o SAGE admite que as orientações sobre o uso da quarta dose podem mudar no futuro, já que o comportamento da covid-19 e de suas variantes tende a ser imprevisível.
“É provável que novas doses adicionais possam ser necessárias dentro de 4 a 12 meses após o segundo reforço, especialmente em pessoas mais vulneráveis a doenças graves e morte”, explica o grupo, citando o exemplo da quinta dose contra a covid-19.
Aqui, é importante destacar que, em outubro de 2021, o SAGE emitiu um posicionamento similar. Na época, a recomendação da terceira dose era exclusiva para grupos de risco e eles também não aconselhavam a aplicação em todos com mais de 18 anos. Passados alguns meses, a decisão foi revista.
Neste ponto, o Brasil é um dos países que já se adiantou na distribuição de doses de reforço contra a covid-19 para toda a população. Isso porque, em alguns estados, como em São Paulo e no Rio de Janeiro, a quarta dose já está disponível para todos com mais de 18 anos.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasil
Com informações do Site Terra