Temperatura média global ultrapassa 2°C da era pré-industrial, alerta climático

climaticas-598785
COMPARTILHAR:

Dados do Copernicus (C3S) mostram que recorde foi batido na sexta (17). A anomalia foi de 2,07°C e é a primeira vez na história que temperatura é atingida

Na última sexta-feira (17), o cenário climático atingiu um marco alarmante: a média global de temperatura ultrapassou pela primeira vez os 2°C de anomalia, chegando a exatos 2,07°C acima dos níveis pré-industriais (1850- 1900). O valor provisório para o sábado (18) foi de 2,06°C.

Quando comparado ao período mais recente entre 1991 e 2020, a anomalia representa um aumento de 1,17°C em relação à média registrada nesse intervalo. Em 2016, durante um evento de El Niño, que se repete este ano, o mundo experimentou recordes de calor, mas a anomalia da temperatura foi de 0,94°C, quase metade do valor selecionado agora.

Esses marcos históricos foram divulgados pelo diretor adjunto do Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do Copernicus (C3S), Sam Burgess, e posteriormente confirmados pelo próprio C3S.

A situação é agravada pela presença do El Niño, que está atuando neste ano, e pela intensificação dos efeitos das mudanças climáticas decorrentes das emissões de gases de efeito estufa (GEE), resultado de atividades humanas.

Mais notícias dessa categoria acesse  Imparcial Brasil

Com informações do IG

OUTRAS NOTÍCIAS