Ação do GDF acolhe 38 pessoas em situação de rua ao longo da semana

WhatsApp-Image-2025-01-17-at-18.18.12
COMPARTILHAR:

Entre 11 e 17 de janeiro, população assistida recebeu orientações sobre como acessar as políticas sociais do GDF.

O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou, nesta semana, a operação do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenada pela Casa Civil, atendendo 38 pessoas entre 11 e 17 de janeiro. A ação foi realizada em 29 pontos das regiões de Planaltina, Plano Piloto e Lago Sul e teve como objetivo acolher e oferecer oportunidades à população em situação de rua.

Durante a operação, 32 estruturas precárias foram desmanteladas e os resíduos removidos por meio de dez caminhões, com os materiais inservíveis sendo encaminhados à Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

O GDF ofereceu uma série de serviços durante as abordagens, incluindo assistência nas áreas de saúde, educação, orientação sobre cuidados com animais domésticos, benefícios como auxílio para deslocamento interestadual e um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel. Além disso, foram disponibilizadas vagas em abrigos e programas de qualificação profissional, como o RenovaDF e cadastro para unidades habitacionais.

Veja Também
Roubo em coletivos no DF cai 93% desde o pico histórico em 2016

Essas ações fazem parte do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua do DF, que conta com a colaboração de diversas secretarias e órgãos, como a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Segurança Pública (SSP-DF), DF Legal, Novacap, SLU, Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar.

O Distrito Federal foi o primeiro estado a apresentar um plano de política pública para a população em situação de rua, após a suspensão das abordagens por parte do Supremo Tribunal Federal no ano passado. As operações de acolhimento começaram após uma fase de testes em maio de 2024, com o governo já realizando ações em várias regiões, como Asas Sul e Norte, Vila Planalto, Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras, Guará, Cruzeiro, Gama, Sobradinho, São Sebastião, Brazlândia, Samambaia, entre outras.

Envie sua sugestão de pauta, entre em contato conosco. 
Clique Aqui: https://w.app/vq3iBy
(61)99554-1800

Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília

OUTRAS NOTÍCIAS