Com registro de público na Arena BRB Mané Garrincha, a capital brasileira reafirma sua posição como destino privilegiado para esportes e eventos culturais de grande porte, atraindo milhares de turistas e fortalecendo a economia local.
Show dentro e fora de campo: 60.139 torcedores lotaram a Arena BRB Mané Garrincha na noite de terça-feira (15), para assistir à goleada da Seleção Brasileira por 4×0 contra o Peru, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Foi a partida de décima da Seleção Masculina no estádio, que recebeu seu primeiro confronto pelas Eliminatórias desde sua residência.
Veja também
Brasil enfrenta Peru em Brasília buscando segunda vitória consecutiva nas Eliminatórias
O governador Ibaneis Rocha celebrou o sucesso do evento, destacando a vocação de Brasília como capital esportiva: “Reunimos mais de 60 mil torcedores em uma noite inesquecível, mostrando que Brasília está preparada para receber grandes eventos e é uma cidade de todos os brasileiros”.
A Arena BRB Mané Garrincha já foi palco de diversas competições de peso, como Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas e Amistosos da Seleção Masculina. A Seleção Feminina também já atuou no estádio, que será uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027. Em 2019, a Seleção sub-17 conquistou o Mundial no Bezerrão, na Gama, outro importante local de treinos e jogos.
Ibaneis Rocha tem como objetivo transformar Brasília na “casa” da Seleção Brasileira e trabalhar para que a abertura da Copa Feminina de 2027 seja realizada na capital, além da equipe na sede fixa da Supercopa do Brasil.
Brasília, destino dos grandes eventos
Além do futebol, Brasília se consolida como um destino de grandes eventos esportivos e culturais. Nos últimos meses, a cidade sediou o Rally dos Sertões, o Circuito Mundial de Vôlei de Praia, o Mundial de Beach Tennis, o Grand Prix Internacional de Boxe, o Jungle Fight 126, o K-1 World GP 2024 e o Brasília Champions 2024, com grandes nomes do tênis.
Fora dos Esportes, uma capital reconhecida por sua alta qualidade de vida, também recebeu a 51ª edição da Abav Expo, um dos maiores eventos de turismo do Brasil, além do Capital Moto Week, o maior festival de motos e rock da América Latina. Grandes shows de artistas internacionais como Red Hot Chili Peppers, Roger Waters e Paul McCartney também marcaram presença em Brasília, e, no fim deste mês, será uma vez de Bruno Mars.
Esse movimento crescente de eventos internacionais também impacta positivamente o turismo. O Aeroporto Internacional de Brasília registrou um aumento de 28,3% no fluxo de passageiros internacionais entre janeiro e setembro deste ano, com novos voos diretos para destinos como Lisboa, Miami, Buenos Aires, Lima, e a partir de dezembro e fevereiro, para Cancún e Bogotá.
O secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, destacou o novo status da cidade: “Antes eram apenas São Paulo e Rio de Janeiro, mas Brasília agora está definitivamente na rota dos grandes eventos”.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Esporte
Com informações da Agência Brasília