Secretaria de Educação promove ação presencial e online para aumentar matrículas na modalidade de ensino
A Secretaria de Educação do Distrito Federal está empenhada em divulgar as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no segundo semestre letivo de 2023. A campanha, intitulada “Dia da EJA”, mobiliza funcionários das escolas ofertantes, das Coordenações Regionais de Ensino (CREs) e servidores da pasta com o objetivo de aumentar o número de matrículas na modalidade, presente em 95 escolas de todas as CREs do DF.
Veja também
Programa Mais Médicos: Atenção primária ganha reforço de 40 profissionais
A mobilização acontece de duas formas: online e presencialmente. Até o dia 5 de julho, as escolas e as CREs irão utilizar suas redes sociais para compartilhar o cartaz de divulgação das inscrições, acompanhado da hashtag #volteaestudar. O perfil da Secretaria de Educação, @EducaDF, também participa da campanha. Além disso, cada Regional de Ensino está distribuindo panfletos em locais de grande circulação em todas as Regiões Administrativas.
Nesta quinta-feira (29), os servidores da Diretoria da EJA da Secretaria de Educação do DF se uniram à CRE de Samambaia para realizar panfletagem nas estações do metrô e no Restaurante Comunitário Rorizão, mostrando que há vagas disponíveis para quem deseja retomar os estudos em 45 escolas da cidade. A chefe da Unidade Regional de Educação Básica (Unieb) da região, Michelle Camargo, destacou que a meta é alcançar um maior número de matriculados no semestre e que a equipe estará nas ruas desde as 6h da manhã até as 22h, conversando com a população.
O “Dia da EJA” ocorre desde o dia 22 de junho em locais de grande movimento. Os panfletos são distribuídos em unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), terminais rodoviários, estações do metrô, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A Educação de Jovens e Adultos é destinada a pessoas jovens, adultas e idosas que não concluíram a educação básica, ou seja, o Ensino Fundamental e Médio, por diferentes motivos, ou que nunca tiveram a oportunidade de estudar. A EJA é organizada em três segmentos: os anos iniciais do Ensino Fundamental, os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A idade mínima para matrícula nos primeiros dois segmentos é de 15 anos completos, enquanto no terceiro segmento é de 18 anos completos.
O “Dia da EJA” ocorrerá em todas as CREs do DF, com próximas datas definidas para Paranoá, Planaltina e São Sebastião (3/7/23), Taguatinga, Santa Maria e Guará (4/7/23), Ceilândia (6/7/23) e Núcleo Bandeirante (7/7/23).
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília
Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEED