DETRAN DF l Diretor geral Takane Kiyotsuka fala sobre avanços na gestão em 4 meses de atuação

fhfdghfd
COMPARTILHAR:

Em entrevista exclusiva, o diretor destaca a retomada da licitação para sinalização  e os desafios enfrentados no Distrito Federal

Nesta terça-feira, tivemos a oportunidade de entrevistar Takane Kiyotsuka, diretor geral do DETRAN/DF, que está à frente do departamento há quatro meses. Em uma conversa franca, ele abordou os desafios encontrados e os avanços conquistados na gestão do trânsito no Distrito Federal.

Veja também
“Deram muito poder ao Ministro Alexandre de Moraes”, declarou o Senador Izalci Lucas com exclusividade no programa Imparcial na TV

Kiyotsuka destacou a situação crítica em que encontrou o departamento. “Quando olhamos aqui,  as sinalizações  estavam sendo comprometidas. Uma empresa, vencedora de um processo licitatório, não estava cumprindo suas atividades, impactando seriamente a eficiência do sistema”, revelou.

O diretor ressaltou a importância da eficiência na sinalização viária em Brasília, que é referência nacional. “Nós somos exemplos nacionais, o Distrito Federal é diferenciado, e as coisas têm que funcionar. É um padrão que buscamos manter”, afirmou Kiyotsuka.

Uma das primeiras ações do diretor foi retomar a licitação para a sinalização viária, enfrentando os desafios burocráticos. “A licitação já foi encaminhada, passou pelo tribunal de contas na semana passada, e as empresas vencedoras foram definidas. O processo foi dividido em três áreas: zona sul, zona norte e zona central”, explicou.

“Essa semana, no máximo na semana que vem, estaremos acionando esses contratos com essas empresas que ganharam certarmes licitatórios. Nós vamos dar uma nova ropagem, uma nova visão, dentro da sinalização horizontal e vertical do Distrito Federal. A curto prazo, vamos poder refazer as faixas com a nova sinalização”, anunciou o diretor.

Além disso, destacou uma melhoria significativa nas entregas de CNHs físicas, que antes enfrentava atrasos e atualmente em torno de 5 dias  na residencia do cidadão e a CNH digital de 24 a 48h, está disponivel no aplicativo.

O jornalista Marcos Alexandre abordou a preocupação ambiental e questionou Takane sobre as ações do Detran em relação às emissões veiculares, assim como a busca por novas alternativas. Em resposta à indagação sobre como o Detran está lidando com essa questão, o Diretor destacou a elaboração de uma instrução normativa de inspenção de emissão de gases, abrangendo não apenas as inspeções veiculares convencionais, mas também incluindo os desmanches. O Diretor revelou que estão em estudo as carcaças de veículos leiloadas, envolvendo implementação de práticas ambientais mais eficientes.

Dentro dessa abordagem, o Diretor detalhou a intenção de retirar equipamentos reutilizáveis ​​das carcaças, citando o exemplo que um veículo produz  cerca de 40 kg de cobre. Ele ressaltou a necessidade de reciclagem diferenciada, indo além da simples compactação da carcaça.

Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília

OUTRAS NOTÍCIAS