Fiscalizações intensivas durante a Operação Boas Festas visam coibir infrações como embriaguez ao volante e garantir a segurança nas vias do Distrito Federal.
Dados preliminares do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) apontam que, entre a noite de sexta-feira, 29 de dezembro, e a madrugada desta terça-feira (2), as equipes de policiamento e fiscalização de trânsito autuaram 129 condutores por embriaguez ao volante e recusa na realização do teste de etilômetro.
Veja também
Aprovados no Concurso do Detran-DF serão nomeados dia 15 de janeiro
Durante as ações da Operação Boas Festas, os agentes de trânsito também registraram autuações para 50 condutores inabilitados, 24 condutores ou passageiros sem cinto de segurança, 68 condutores manuseando ou segurando o celular, além de 12 motocicletas com escapamentos irregulares. Ao todo, 49 veículos e motocicletas foram removidos aos depósitos da autarquia.
O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Clever de Farias Silva, destacou a importância da presença dos agentes nas vias durante o período festivo, prevenindo acidentes graves e mortes no trânsito. A intensificação das operações continuará até o próximo final de semana, considerando o recesso prolongado e o risco de condutores dirigirem após consumir bebidas alcoólicas.
As blitzes da Operação Boas Festas ocorreram em diversas cidades, incluindo Gama, Estrutural, Taguatinga, Santa Maria, Recanto das Emas e Plano Piloto, com agentes em veículos, motocicletas operacionais e apoio da equipe aérea do Departamento.
A Operação Boas Festas, iniciada em 30 de novembro, se estenderá até 7 de janeiro, com 1.330 ações de fiscalização programadas. O foco é coibir condutores que dirigem sob efeito de álcool, um dos principais fatores de risco de acidentes de trânsito durante as festividades de fim de ano, período em que o consumo de bebidas alcoólicas aumenta significativamente.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília
Com informações do Detran-DF