Reconhecimento destaca compromisso com acesso à informação e eficiência pública
O Governo do Distrito Federal alcançou, nesta quarta-feira (13), o Nível Diamante na avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), um marco que destaca o compromisso do DF com a transparência e o controle social. A classificação é resultado do trabalho realizado pela Controladoria-Geral do DF (CGDF), que avaliou o Portal da Transparência e o Portal de Dados Abertos, além dos sites de órgãos e entidades do governo. Divulgado pelo Radar da Transparência Pública, o reconhecimento abrange avaliações feitas nos três poderes em diferentes esferas governamentais.
Veja também
GDF alcança marca histórica com a entrega de mil escrituras e contratos
O controlador-geral do DF, Daniel Lima, celebrou a conquista como reflexo do esforço contínuo do governo para garantir à população o direito de acesso a informações de maneira clara e objetiva. “Estamos avançando na promoção do controle social e da participação cidadã, tornando o serviço público mais eficiente e responsável”, destacou. A subcontroladora de Transparência e Controle Social, Rejane Vaz, lembrou que o DF alcançou o Nível Ouro em 2023 e ressaltou que essa nova conquista é fruto de um trabalho coletivo. “O maior beneficiado é a sociedade, que ganha mais ferramentas para acompanhar as ações do Estado”, afirmou.
A avaliação do PNTP considera 124 critérios de transparência, abrangendo aspectos como execução orçamentária, divulgação de informações e boas práticas de acesso. As classificações de Diamante até Inexistente, destacando o DF pelo cumprimento de padrões rigorosos.
Em um ano de avanços, o Portal da Transparência do DF registrou em agosto cerca de 1 milhão de acessos, e sua versão mobile alcançou a mesma marca em apenas três meses. Além disso, a plataforma Participa DF, que promove a participação popular, foi premiada com o 3º lugar no Prêmio de Inovação em Gestão Pública.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília