Distrito Federal sob alerta de tempestades devido a frente fria

tempestade-77845
COMPARTILHAR:

Previsão de chuvas intensas, trovoadas e rajadas de vento em meio à transição para o verão

Sob a influência de uma frente fria vinda da região Sul do país, o Distrito Federal apresentará chances de precipitação nesta quinta-feira (26/10), especialmente a partir da tarde, de acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As primeiras horas do dia viram os termômetros registrarem uma temperatura mínima de 19ºC no Plano Piloto e em Águas Emendadas, por volta das 5h.

Veja também
Maioria das vagas de emprego desta quinta (26) não exige experiência

Conforme as temperaturas sobem, atingindo máximas de 31ºC, o cenário meteorológico deve se alterar no período da tarde, com o aumento da cobertura de nuvens. Durante essa variação, a umidade relativa do ar oscila entre 95% e 40%.

Cleber Souza, meteorologista do Inmet, explica: “O aquecimento matinal e os padrões de vento podem originar nuvens de tempestade e chuvas, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, que podem atingir velocidades superiores a 40km/h”.

Essa previsão de chuva deve persistir até o próximo domingo (29/10), com maior intensidade até sexta-feira. Cleber acrescenta: “A influência de uma frente fria proveniente da região Sul do país e do Oceano Pacífico desempenha um papel nesse cenário. É um período de transição com temperaturas mais elevadas, onde períodos de seca alternam com chuvas no Distrito Federal, como é comum na transição para o verão”.

O Inmet emitiu um alerta amarelo para tempestades por volta das 10h da quarta-feira (25/10), com validade até as 10h da quinta-feira. Contudo, segundo Cleber, o alerta deve continuar. O instituto prevê chuvas com volumes entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia, ventos fortes de 40 a 60 km/h e a possibilidade de queda de granizo.

Embora o risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos seja baixo, Cleber relata: “As chuvas podem ser acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento, como as que ocorreram ontem em Ceilândia e Taguatinga, onde ocorreram quedas de outdoors e árvores”.

Diante da possibilidade de rajadas de vento, o Inmet aconselha que as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.

Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília

 

OUTRAS NOTÍCIAS