Jovens de 18 a 29 anos podem se candidatar entre 1º e 28 de fevereiro; inscrições para o colégio eleitoral podem ser feitas de 20 de janeiro a 28 de maio para quem deseja votar.
Os jovens do Distrito Federal terão a oportunidade de escolher seus representantes no Conselho de Juventude (Conjuve-DF). A Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (8), o edital que detalha o regulamento e o cronograma do processo eleitoral.
Entre 1º e 28 de fevereiro, jovens de 18 a 29 anos poderão se candidatar a uma das seis vagas disponíveis no conselho, por meio do site da Secretaria, no horário das 8h às 18h. O edital determina que três dessas vagas sejam reservadas para mulheres e três para homens, além de 20% das vagas para pessoas autodeclaradas negras. O mandato dos conselheiros será de dois anos, com a possibilidade de uma recondução.
Para quem deseja votar, o período de inscrição no colégio eleitoral ocorrerá de 20 de janeiro a 28 de maio, também no site da SEFJ-DF. Os eleitores deverão enviar a documentação necessária, incluindo cópia de um documento de identidade com foto e comprovante de residência (no nome próprio, dos pais ou do responsável).
Veja Também
Abertas as matrículas para cursos de educação profissional e tecnológica no Distrito Federal
Além disso, os jovens que quiserem integrar o colégio eleitoral precisam ser residentes e domiciliados no Distrito Federal. Uma comissão eleitoral, composta por servidores da Secretaria, será responsável por monitorar todas as etapas do processo, verificando a documentação e o cumprimento do regulamento.
Rodrigo Delmasso, secretário de Família e Juventude, destaca que a eleição do Conjuve-DF dará mais voz aos jovens: “Com a eleição do Conjuve-DF, daremos mais visibilidade aos anseios dos jovens, conectando-os aos seus direitos e deveres para um Distrito Federal com mais oportunidades e qualidade de vida para essa população.”
O Conjuve-DF foi criado pela Lei nº 7.529/2024 e tem caráter consultivo, propositivo e de monitoramento das políticas públicas de juventude no DF. O conselho busca promover a participação ativa dos jovens nas decisões do poder público.
Clique aqui e confira o edital
Calendário das Eleições:
- Prazo para interposição de recursos sobre o edital: 9 a 11 de janeiro
- Período de inscrição para eleitores: 13 de janeiro a 28 de maio
- Divulgação da lista final de eleitores inscritos no DODF: 5 de junho
- Período de inscrição dos candidatos: 1º a 28 de fevereiro
- Divulgação da lista provisória de candidatos habilitados: 3 de março
- Prazo para interposição de recursos contra a inabilitação de candidatos: 4 e 5 de março
- Divulgação da lista final de candidatos habilitados: 10 de março
- Data da eleição: 28 de junho
- Divulgação dos resultados: até 4 de julho
- Posse dos eleitos: 12 de agosto
Com informações da Agencia Brasília