Festa do Morango impulsiona economia de Brazlândia com venda de produtos, feira de artesanato e shows

Foto-Joel-Rodrigues-2-scaled
COMPARTILHAR:

Evento celebra a produção local e busca fortalecer a posição do DF entre os maiores produtores de morango do país

Brazlândia, responsável por cerca de 95% da produção de morangos no Distrito Federal, sedia a 28ª edição da Festa do Morango, que começou na sexta-feira (6) e vai até o dia 15, com programação gratuita na Sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), localizada na BR-080, km 13. O evento, que espera receber 500 mil visitantes, contou com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, no sábado (7). Ele aproveitou para conhecer a grande variedade de produtos derivados do morango, além da feira de artesanato e a praça de alimentação, que destaca empreendedores locais.

Veja também
Expoabra 2024 deve atrair 150 mil pessoas e impulsionar o setor agropecuário do DF

“É uma alegria imensa ver o crescimento da feira a cada ano. Os comerciantes e produtores locais estão satisfeitos com a quantidade de visitantes e com a expansão do evento, que agora atrai pessoas de outras regiões, além de contar com grandes shows e a participação ativa dos produtores rurais”, afirmou o governador.

No ano passado, os mais de 500 produtores do Distrito Federal colheram cerca de sete mil toneladas de morango, sendo mais de seis mil apenas em Brazlândia, o que gerou cerca de R$ 160 milhões em renda. Ibaneis destacou a importância do cultivo e o esforço para aumentar a produção: “A cada ano, a produção de morango cresce no DF, melhorando a renda dos produtores, que é o nosso objetivo. Com o apoio dos nossos técnicos, a agricultura está sendo cada vez mais valorizada.”

O objetivo agora é retomar a posição do Distrito Federal entre os três maiores produtores de morango do Brasil. “A Festa do Morango celebra uma das principais tradições agrícolas de Brazlândia, que já foi o terceiro maior produtor de morango do país. Estamos trabalhando para reconquistar essa posição, apoiando o crescimento da atividade”, disse o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno.

Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília

OUTRAS NOTÍCIAS