GDF promove capacitação em marketing digital e e-commerce para agricultores

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Programas “Empreender e Inovar” e “Filhos deste Solo” da Emater-DF oferecem curso gratuito para transformar produtores rurais em empreendedores

Mais do que fornecer insumos, técnicas e tecnologias aos produtores rurais, o Governo do Distrito Federal (GDF) busca fortalecer o setor, transformando os trabalhadores do campo em verdadeiros empreendedores. Essa transformação está sendo realizada por meio de dois programas: Empreender e Inovar e Filhos deste Solo, desenvolvidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF).

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Neste mês, essas iniciativas foram reforçadas com a oferta de um curso gratuito de marketing digital e e-commerce para os beneficiários dos dois projetos e técnicos da empresa, que atuarão como multiplicadores. O curso inclui aulas teóricas presenciais e mentoria, com a primeira aula ministrada nesta terça-feira (6) na sede da Emater. As aulas teóricas continuam nos dias 7, 13 e 14 de agosto. Durante dois meses, cada produtor será acompanhado individualmente para usar as ferramentas aprendidas e aplicá-las nos seus negócios.

“Durante muito tempo, a Emater trabalhava apenas da porteira para dentro, ajudando o produtor na parte primária e de produção. Mas há alguns anos isso vem mudando para que possamos trabalhar da porteira para fora”, destaca o presidente da Emater-DF, Cleison Duval. “Sentimos que havia a necessidade de ajudar o produtor na gestão de negócios, por isso estamos promovendo cursos para auxiliar no comércio eletrônico”, revela.

Segundo o coordenador dos programas Empreender e Inovar e Filhos deste Solo, Carlos Goulart, uma das preocupações da empresa era a rotatividade e a falta de retorno financeiro dos produtores rurais. “Por que, mesmo com toda a qualidade tecnológica, os produtores não prosperavam financeiramente? Chegamos à conclusão que, embora fossem excelentes produtores, ainda não eram empreendedores. Se o produtor não entender de negócio, ele não prospera”, afirma. Por isso, os programas ensinam sobre gestão financeira, planejamento estratégico e, agora, técnicas de marketing e comercialização eletrônica. A expectativa é que os cursos ocorram anualmente para capacitar produtores já beneficiados pelos programas de negócios rurais da Emater.

Capacitação

Buscando entender mais sobre divulgação e comercialização no mundo digital, a produtora de café Núcia Cenci, 53 anos, ingressou no novo curso oferecido pelo programa Empreender e Inovar. Ela deseja tornar mais conhecido o trabalho na Fazenda Santa Rosa, no Programa de Assentamento do Distrito Federal (PAD-DF), onde a família promove turismo de experiência e produz café para a agroindústria própria Café Grão Nativo. “Sei o básico, mas estava precisando de um conhecimento mais especializado. Sem sombra de dúvidas, a internet e as redes sociais são capazes de atingir um grupo maior de pessoas. Porque aquele que não é visto, não é lembrado. Então, esse curso está sendo muito importante”, afirma.

Avessa às redes sociais, a produtora rural Mariana Falqueto, 34 anos, quis participar da capacitação porque percebeu a necessidade de estar presente na internet após a marca Delícias da Dinda – onde ela e a mãe produzem produtos de panificação em propriedade no Núcleo Rural Tabatinga – participar da AgroBrasília.

“Todo mundo perguntava qual era a nossa rede social, porque é por lá que as pessoas procuram saber. Vi que era algo essencial. Então, o curso é um impulso para os nossos negócios e um meio de facilitar que o cliente chegue até nós, e que nós cheguemos até o cliente. Estamos aprendendo ferramentas que vão ajudar bastante”, defende.

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