Governadora em exercício, Celina Leão, mobiliza equipes e apresenta plano de ação para minimizar impactos das tempestades em diversas regiões.
A governadora em exercício, Celina Leão, anunciou nesta sexta-feira (12) a decretação do estado de emergência em todo o Distrito Federal em decorrência das intensas chuvas que assolam diferentes áreas desde o início de janeiro. O Decreto nº 45.405, publicado em edição extra do Diário Oficial, mantém as equipes governamentais prontas para agir em situações de risco e reduzir os transtornos causados pelas tempestades.
Veja também
GDF investe R$ 8 milhões para contratar 150 agentes no combate à dengue
O plano de ação elaborado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) foca na preservação da vida dos moradores em áreas de risco, com medidas adaptadas às necessidades de cada localidade. Relatório da Subsecretaria de Defesa Civil destaca que cidades como Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Sobradinho II, São Sebastião, Jardim Botânico, Estrutural/Scia, SIA, Sol Nascente/Pôr do Sol, Ceilândia, Fercal, Arniqueira e Itapoã estão entre as mais impactadas pelas fortes chuvas.
A governadora Celina Leão enfatiza a prioridade em cuidar da população, especialmente diante do volume de chuvas que já superou a variação para o mês em apenas um dia. A região mais afetada, Vila Cauhy no Núcleo Bandeirante, sofreu intervenções como revitalização, urbanização, instalação de sistema de drenagem pluvial e recuperação da mata.
O GDF concentrará esforços em 11 regiões administrativas, com ações como desocupação de edificações irregulares, implantação de drenagem pluvial, esgoto e água potável, revitalização urbana e recuperação de áreas degradadas.
Áreas com ações emergenciais:
Núcleo Bandeirante: Vila Cauhy e Córrego do Riacho Fundo
Sobradinho II: Vila Rabelo I e II, e Morro do Sansão
São Sebastião: Morro da Cruz/Zumbi dos Palmares, Beco do Coronel e Capão Cumprido
Jardim Botânico: São Gabriel, João Cândido e Itaipu
Estrutural/SCIA: Santa Luzia e Cidade do Automóvel
SIA: Rota de Fuga/Achagas
Sol Nascente/Pôr do Sol: área próxima ao final da avenida Elmo Serejo
Ceilândia: Beco perto do Hospital São Francisco
Fercal: Bananal, Rua do Mato e Catingueiro
Arniqueira: Rua do Mirante, Rua da Vigorosa, Avenida Vereda da Cruz e Avenida Principal
Itapoã: área próxima ao terminal rodoviário
Sobradinho: Nova Colina/Dorothy Stang
Além das ações específicas, o GDF intensificará a assistência social, como visto na Vila Cauhy, atendendo 165 famílias com auxílio calamidade e vulnerabilidade, abrigos provisórios, cestas básicas e 9.600 refeições. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o estado de alerta laranja, diminuindo risco de chuvas intensas, com volumes podendo atingir até 100 milímetros em 24 horas e ventos de até 100 km/h.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília