Adolescente foi encontrado descalço, molhado e sem dinheiro dentro de um ônibus; ação rápida da PMDF garantiu seu retorno seguro para casa.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) resgatou, no último domingo (26/01), um adolescente com autismo que havia fugido de casa, em Ceilândia, com o objetivo de visitar as mansões do Lago Sul. O jovem foi encontrado dentro de um ônibus que fazia a rota Taguatinga–Santa Maria, descalço, molhado da chuva, com fome e sem dinheiro para retornar para casa.
Veja também
Contador desaparece em Taguatinga: caso mobiliza buscas e investigações
Inicialmente, os policiais suspeitaram da situação, temendo uma possível tentativa de assalto. No entanto, ao conversarem com o garoto, perceberam que ele estava desorientado e em situação de vulnerabilidade. Sensibilizados, os agentes acionaram a família do adolescente e providenciaram seu retorno seguro para casa.
A fuga de casa é um comportamento relativamente comum entre pessoas dentro do espectro autista, especialmente quando sentem grande interesse por algum local ou tema específico. O episódio reforça a importância da atenção e da proteção para evitar que esses jovens se coloquem em risco.
Além disso, a abordagem sensível e cuidadosa da PMDF foi essencial para garantir que o adolescente fosse acolhido e conduzido de volta à sua família em segurança. A corporação destacou a necessidade de compreensão e preparo dos agentes de segurança para lidar com situações envolvendo pessoas com deficiência ou em estado de vulnerabilidade.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília