Transporte público será gratuito aos domingos e feriados no DF a partir de março

Metro-DF-Samambaia-web-1024x683
COMPARTILHAR:

Medida busca beneficiar população, impulsionar comércio e turismo na capital

A partir do dia 1º de março, o transporte público do Distrito Federal – incluindo ônibus, metrô, BRT e linhas do Zebrinhas – será gratuito aos domingos e feriados. O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha, que destacou os benefícios da medida para a população e a economia local.

Veja também
Via Estrutural se torna referência em infraestrutura e segurança após um ano de reforma

“A população não precisará mais pagar pelo transporte público nesses dias. Essa iniciativa visa apoiar os mais carentes, estimular o comércio e fomentar o turismo, permitindo que as pessoas tenham mais acesso ao lazer na nossa cidade”, afirmou o governador. Segundo ele, a gratuidade foi possível graças ao equilíbrio financeiro do GDF e ao trabalho da Secretaria de Mobilidade, liderada pelo secretário Zeno Gonçalves.

Ibaneis Rocha também revelou que há estudos para ampliar a gratuidade do transporte público para todos os dias da semana no futuro. Enquanto isso, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) divulgará, nos próximos dias, as diretrizes para a implementação da medida.

“Essa é uma medida que vem para ajudar a população mais carente, aqueles que utilizam transporte público na nossa cidade, mas também com o objetivo de melhorar o turismo, fortalecer o comércio e permitir que mais pessoas tenham acesso ao lazer”, explicou Ibaneis Rocha.

A expectativa é que o governo deixe de arrecadar cerca de R$ 30 milhões por ano com as tarifas de transporte nesses dias. No entanto, o GDF aposta que esse valor será compensado pelo aumento da circulação de pessoas, fortalecendo o comércio e o setor de lazer. “Hoje, muitas pessoas deixam de passear no Eixão do Lazer ou visitar o Zoológico por conta do custo do transporte. Com a gratuidade, esse dinheiro será direcionado ao consumo no comércio local”, explicou Zeno Gonçalves.

A Semob garantiu que a frota de ônibus está preparada para atender ao aumento da demanda, com possibilidade de ajustes nos horários das linhas mais procuradas. “Em São Paulo, onde medidas semelhantes foram adotadas, houve um aumento de 30% no número de passageiros aos domingos. Estamos prontos para absorver essa mudança sem comprometer a qualidade do serviço”, afirmou a pasta.

A gratuidade no transporte público aos domingos e feriados chega como uma estratégia para tornar Brasília mais acessível e incentivar o lazer e a economia local.

Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília

Envie sua sugestão de pauta, entre em contato conosco. 
Clique Aqui: https://w.app/vq3iBy
(61)99554-1800

OUTRAS NOTÍCIAS