Variante representa 85% das amostras analisadas no DF
De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), um novo sequenciamento genômico finalizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) revelou que 84,61% das amostras eram da variante Ômicron, sendo o restante da variante Delta.
Veja também
Governo do DF suspende shows, eventos e festivais com cobrança de ingresso
“É esperado um aumento das internações, mas não de maneira proporcional à quantidade de casos. Não será como na primeira onda ou na segunda onda” Fernando Erick Damasceno, secretário adjunto de Assistência à Saúde
Sobrecarga na rede de saúde
Durante a entrevista desta quinta, a Secretaria de Saúde, Fernando Erick Damasceno, admitiu que já tem visto uma sobrecarga de pacientes nas unidades de saúde, principalmente as de emergência. A pasta afirmou que prevê um aumento nas internações e mortes, mas não na mesma proporção do número de casos, que tem visto recordes diários.
Continua depois da publicidade

Ainda segundo a SES-DF, existe um plano de remobilização de leitos de UTI para pacientes com Covid-19. No entanto, a pasta afirma que vai analisar a evolução da situação para tomar decisões nesse sentido.
Vacinação
Os gestores da pasta defendem que a proteção no DF contra a covid-19 é resultado da cobertura vacinal alcançada até o momento. “Hoje, temos a tranquilidade e o orgulho de dizer que o DF atingiu 92,02% da sua população acima de 12 anos com o esquema de vacinação pelo menos iniciado ou com a dose única”, destaca o diretor de Vigilância Epidemiológica da SES, Fabiano dos Anjos.
Até o momento, foram mais de 5 milhões de doses de vacina aplicadas. Somente na última semana, foram aplicadas 101.849 doses, com destaque para 3.620 pessoas que decidiram receber a primeira dose.
O secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, convoca todos que ainda não foram em busca da imunização: “O nosso escudo vacinal é de responsabilidade de todos nós. E todos aqueles que ainda estão indecisos, por favor, lembrem-se que estamos fazendo algo muito positivo para a coletividade”.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília