Caiado divulga a criação de fundo para estabilização econômica de Goiás

mca_abr_2906220802
COMPARTILHAR:

De acordo com o governo, o fundo funcionará como uma espécie de poupança para armazenar recursos públicos estaduais, que poderão ser acessados em períodos de crise.

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) irá revelar, na tarde desta quinta-feira, a criação do Fundo de Estabilização Econômica de Goiás. Conforme informado pelo governo, o fundo funcionará como uma reserva de recursos públicos estaduais, que poderão ser utilizados em momentos de crise econômica.

A principal finalidade é garantir o pagamento de despesas essenciais, evitando atrasos nos salários de servidores e fornecedores, além de assegurar a continuidade dos serviços públicos. O fundo será promovido sob o lema “Protegendo o futuro dos goianos”.

Segundo a gestão estadual, Goiás não possuía qualquer tipo de reserva até 2018, ano em que Caiado assumiu o governo, e enfrentava uma dívida de 7,6 bilhões de reais com fornecedores.

Veja Também
Gusttavo Lima desiste de se candidatar à presidência em 2026 e decide focar na carreira internacional

O novo fundo será vinculado a um percentual do PIB, a ser regulamentado por lei complementar. “As retiradas poderão ocorrer para evitar cortes nos orçamentos da saúde, educação e segurança, caso haja um déficit nas contas públicas. Além disso, o fundo também permitirá investimentos quando houver recursos excedentes”, explicou o governo.

A apresentação oficial do fundo será feita em uma coletiva de imprensa agendada para as 14h30, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.

O lançamento ocorre 15 dias antes do evento que marcará o início da pré-candidatura de Ronaldo Caiado à Presidência da República, cerca de um ano e meio antes das eleições de 2026.

Mais notícias dessa região acesse Imparcial Goiás

OUTRAS NOTÍCIAS