Em discurso, Caiado destaca a importância da convergência entre os Estados do Centro-Oeste e Norte, enquanto o Fórum de Governadores também reconhece boas práticas em diversas áreas.
Nesta terça-feira (23 de janeiro de 2024), o Consórcio Brasil Central (BrC) anunciou a nomeação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), como o novo presidente do grupo. O consórcio reúne os governos de Tocantins, Distrito Federal, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Maranhão, com o objetivo de discutir questões relacionadas à gestão e políticas públicas.
Veja também
Goiás registra queda de até 89,8% nos índices de criminalidade
Caiado sucederá o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), assumindo a liderança do consórcio ao longo de 2024. A eleição do novo presidente ocorre anualmente, em assembleia com os governadores, em Brasília.
Em seu discurso após o anúncio, Caiado defendeu uma política de “convergência” entre os Estados do Centro-Oeste e Norte e os demais governos do país.
“Saberemos defender cada um que habita em nossos Estados, com uma visão maior do que somos. Esse consórcio não é isolado, mas extremamente aberto, de mãos estendidas a todos os outros Estados da federação”, afirmou o governador à imprensa, em Brasília.
Caiado e os seis demais governadores do consórcio compareceram ao Fórum de Governadores nesta terça-feira (23 de janeiro), em Brasília, para assinar o termo de adoção do programa Brasil Sem Fome com o ministro de Assistência Social, Wellington Dias (PT).
Os líderes também entregaram o 2º Prêmio de Boas Práticas do consórcio, que reconhece os melhores projetos da iniciativa pública em diferentes áreas de atuação.
Segue a lista de vencedores:
- Infraestrutura e Logística: Aplicativo Transportador, de Mato Grosso do Sul.
- Educação: Estudantes de Atitude, de Goiás.
- Desenvolvimento Econômico: RenovaDF, do Distrito Federal.
- Segurança Pública: Programa Capacitação com Qualidade de Vida e Resultados, de Mato Grosso.
- Gestão Pública: Plataforma Unificada de Serviços Digitais para o Cidadão, de Mato Grosso.
Mais notícias dessa região acesse Imparcial Goiás