Após avanço em negociações, Rússia diz que reduzirá drasticamente atividade militar perto de Kiev e Chernihiv

imagem destaque 1
COMPARTILHAR:

Delegações dos dois países finalizaram mais uma rodada de negociações nesta terça-feira (29)

A Rússia decidiu cortar drasticamente sua atividade militar focada em Kiev e Chernihiv na Ucrânia, disse seu vice-ministro da Defesa nesta terça-feira (29).

Veja também
Ucrânia está pronta para aceitar status neutro e não nuclear, diz Zelensky

O anúncio acontece após conversas entre equipes de negociação russas e ucranianas em Istambul.

O vice-ministro da Defesa russo, Alexander Fomin, confirmou “reduzir radicalmente a atividade militar”, segundo a mídia estatal RIA.

“A fim de aumentar a confiança mútua e criar as condições necessárias para novas negociações e alcançar o objetivo final de concordar com a assinatura do acordo, foi tomada a decisão de, por ora, reduzir radicalmente a atividade militar na direção de Kiev e Chernigov”, disse Fomin a repórteres.

O Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia afirmou anteriormente que “certas unidades” das forças armadas da Rússia estão se retirando das frentes de batalha na capital, Kiev, e da cidade de Chernihiv, no norte.

“O inimigo russo não atingiu o objetivo de sua operação ofensiva”, disse em uma atualização oficial do Facebook.

No entanto, alertou para um “alto risco” de tropas russas atacarem a infraestrutura militar e civil. Os militares russos, alegaram, estão lutando para reforçar e rotacionar novos soldados.

Na quinta semana da invasão russa, a “heróica” resistência ucraniana está “conduzindo uma operação de defesa nas direções leste, sudeste e nordeste, restringe o inimigo em todas as direções, em algumas direções – desloca o inimigo”, disse.

Mais notícias sobre Notícia Internacional acesse Imparcial internacional

Com informações da CNN Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS