Biden testa positivo para covid e enfrenta pressão política no Partido Democrata

Biden-333255555
COMPARTILHAR:

Pesquisa mostra que dois terços dos eleitores democratas querem que Biden desista da candidatura, enquanto megadoadores pressionam campanhas legislativas para se posicionarem contra o presidente

Na noite desta quarta-feira (17), a Casa Branca informou que o presidente Joe Biden testou positivo para a Covid-19. Ele está com sintomas leves e, por isso, cancelou sua participação em um evento em Las Vegas. Além disso, o Partido Democrata enfrentou uma forte pressão política.

Veja também
Vídeo: Trump é removido às pressas de comício após disparos em Butler, Pensilvânia

Uma pesquisa divulgada também nesta quarta-feira revelou que dois terços dos eleitores democratas desejam que Biden desista da candidatura. Além disso, Biden perdeu um apoio importante dentro do partido: o deputado Adam Schiff expressou preocupações sobre a capacidade de Biden derrotar Donald Trump em novembro, em um artigo no “Los Angeles Times”. Schiff, que é próximo da ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, é candidato ao Senado pela Califórnia.

Nos bastidores, megadoadores da campanha de Biden estão pressionando campanhas legislativas para atingir o presidente. Tom Strickler, dono de uma agência de talentos em Hollywood, prometeu apoio financeiro a sete candidatos democratas ao Senado, mas condicionou a ajuda à manifestação deles contra Biden.

Em uma entrevista que irá ao ar na noite desta quarta-feira, Biden afirmou que desistiria da candidatura se os médicos recomendassem, mas em seu último exame físico, o médico da Casa Branca o descreveu como “um homem robusto, de 81 anos, totalmente capaz”.

Biden adotou uma nova postura, mais combativa, lembrando a estratégia de Donald Trump. Em programas de TV, ele criticou as elites e, em discursos, afirmou que são os eleitores, e não os megadoadores, que decidem as eleições. Em uma entrevista, afirmou que não se importa com os milionários, e em discursos para o eleitorado negro, disse-se isolado em Washington.

O presidente estava em Las Vegas buscando o apoio dos eleitores latinos, muitos dos quais estão desapontados com ele por não ter cumprido promessas relacionadas à imigração e insatisfeitos com o custo de vida. Biden estava programado para discursar na maior conferência de latinos da América do Norte, mas, após uma hora e meia de atraso, a organizadora do evento anunciou que o pronunciamento estava cancelado devido ao diagnóstico de Covid.

A Casa Branca informou em um comunicado que Biden não tem febre, mas está com nariz escorrendo, tosse e se sente mal. Ele retornou para sua residência, onde ficará em isolamento, trabalhando remotamente.

Mais sobre Notícia Internacional acesse Imparcial internacional

Com informações do G1 e UOL

 

OUTRAS NOTÍCIAS