Corpo do pontífice ficará exposto até sexta-feira para visitação pública. Funeral será no sábado e seguirá o desejo do Papa por uma cerimônia simples.
O Vaticano iniciou nesta quarta-feira (23) o velório do Papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21) aos 88 anos. O corpo do pontífice foi trasladado da Capela de Santa Marta até a Basílica de São Pedro em uma cerimônia pública que reuniu cardeais, patriarcas e o camerlengo Kevin Farrell.
Veja também
Após a despedida de Francisco, Igreja se volta ao futuro: quem será o novo Papa?
Durante o cortejo, mais de 20 mil fiéis acompanharam emocionados a passagem do caixão, aplaudindo e prestando homenagens ao líder espiritual que comandou a Igreja Católica por mais de uma década.
O corpo do Papa Francisco permanecerá exposto na Basílica até sexta-feira (25), permitindo que fiéis e autoridades se despeçam. Já o funeral está marcado para sábado (26), às 10h (horário de Roma), e será presidido pelo cardeal Giovanni Battista Re.
Atendendo ao desejo do pontífice por uma cerimônia simples, seu sepultamento ocorrerá na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, diferente das tradicionais criptas do Vaticano onde estão enterrados outros papas.
Com a morte de Francisco, tem início o período de luto oficial da Igreja Católica, conhecido como Novendiales, com nove dias de orações e missas. Nos próximos dias, o Vaticano convocará um novo conclave para a escolha do sucessor.
Mais sobre Notícia Internacional acesse Imparcial internacional