Chuvas intensas provocam inundações devastadoras, isolando comunidades e forçando resgates em áreas inacessíveis.
Pelo menos 92 pessoas morreram após inundações graves atingirem a região de Valência, no leste da Espanha, devido às fortes chuvas de terça-feira. A tempestade deixou cidades e estradas submersas, e equipes de resgate obtiveram botes para salvar pessoas presas em áreas mais afetadas, como Utiel e Alzira. Algumas regiões permaneceram inacessíveis, e os bombeiros resgataram motoristas presos em carros e pessoas que procuraram abrigo em árvores para evitar a correnteza.
Veja também
Rodri é eleito melhor jogador do mundo na Bola de Ouro 2023
A agência meteorológica AEMET emitiu um alerta vermelho em Valência, onde algumas áreas registraram até 200 mm de chuva, embora o alerta tenha sido limitado para amarelo nesta quarta-feira. Devido às enchentes, os trens foram suspensos, as escolas foram fechadas, e as partidas de futebol dos clubes valencianos foram adiadas.
Como as inundações representam a pior catástrofe do tipo na Espanha desde 1996, com especialistas apontando que eventos climáticos extremos estão se tornando mais comuns na região devido às mudanças climáticas e ao aquecimento do Mediterrâneo, que intensificam as tempestades.
Mais sobre Notícia Internacional acesse Imparcial internacional