Rússia exige anexação de 20% do território ucraniano para aceitar cessar-fogo

Putin
COMPARTILHAR:

Kremlin também impõe veto à entrada da Ucrânia na OTAN; Zelensky rejeita condições, e G7 ameaça novas sanções.

A Rússia estabeleceu exigências para aceitar um cessar-fogo na guerra contra a Ucrânia. O Kremlin quer anexar oficialmente cerca de 20% do território ucraniano, incluindo as regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson, Zaporizhia e a Crimeia. Além disso, exige que a Ucrânia abandone permanentemente sua intenção de ingressar na OTAN e impeça a presença de tropas estrangeiras em seu território.

Veja também
Rússia ataca cidade natal de Zelensky e porto de Odesa após proposta de cessar-fogo

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que negociações com Vladimir Putin estão avançando e que um acordo pode estar próximo. Durante as conversas, Trump também pediu clemência para soldados ucranianos cercados na região russa de Kursk.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, rechaçou as exigências russas, considerando-as inaceitáveis. Ele reafirmou que a Ucrânia não reconhecerá as áreas ocupadas como parte da Rússia e defendeu a soberania do país.

Diante da situação, as nações do G7 emitiram um comunicado conjunto alertando que poderão impor novas sanções contra a Rússia caso o Kremlin não aceite um acordo viável para o cessar-fogo.

As negociações seguem em andamento, mas a possibilidade de um consenso entre Rússia e Ucrânia ainda é incerta.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS