Rússia suspende participação no último tratado nuclear restante com os EUA

21346129_0_93_2871_1708_600x0_80_0_0_68a4fb0d8e753f5d1a9d62e39d3e146c
COMPARTILHAR:

O tratado START limita o número de arsenais nucleares que os EUA e a Rússia podem implantar

O presidente Vladimir Putin disse nesta terça-feira (21) que a Rússia está suspendendo sua participação no novo tratado START com os Estados Unidos, que limita os arsenais nucleares estratégicos dos dois lados.

Veja também
Governo dos Estados Unidos pede a seus cidadãos para deixarem a Rússia imediatamente

“A esse respeito, sou forçado a anunciar hoje que a Rússia está suspendendo sua participação no tratado estratégico de armas ofensivas”, disse Putin a parlamentares no final de um importante discurso no Parlamento, quase um ano após o início da guerra na Ucrânia.

O novo tratado START foi assinado em Praga em 2010, entrou em vigor no ano seguinte e foi prorrogado em 2021 por mais cinco anos, logo após a posse do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Ele limita o número de ogivas nucleares estratégicas que os Estados Unidos e a Rússia podem implantar, o número de submarinos para lançar mísseis e a quantidade de bombardeiros terrestres.

A Rússia tem o maior estoque de armas nucleares do mundo, com cerca de 6.000 ogivas, segundo especialistas. Juntos, a Rússia e os Estados Unidos detêm cerca de 90% das ogivas nucleares do mundo – o suficiente para destruir o planeta várias vezes.

Mais notícias sobre Notícia Internacional acesse Imparcial internacional

Com informações da CNN Brasil

 

OUTRAS NOTÍCIAS