PF Investiga policiais civis do RJ em nova operação por tráfico de drogas

PF-e1664453674119-1280x720
COMPARTILHAR:

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma nova operação na sexta-feira, 20, visando combater peculato, organização criminosa e tráfico de drogas envolvendo policiais civis do Rio de Janeiro, incluindo um delegado. A Operação Déja Vu tem como alvos oito agentes suspeitos de desviar parte de uma apreensão de cocaína para posterior venda da droga.

Veja também
Polícia Federal detém policiais civis do Rio por envio de drogas a traficantes

Aproximadamente 50 policiais federais estão executando oito mandados de busca e apreensão, emitidos pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Os mandados estão sendo cumpridos na capital fluminense e em Araruama/RJ, em endereços relacionados aos suspeitos, bem como na 33ª Delegacia de Polícia Civil, em Realengo/RJ.

De acordo com informações da PF, o grupo teria desviado 280 kg de cocaína. Na quinta-feira, 19, a PF havia detido quatro policiais civis que aceitaram propina para liberar um caminhão com toneladas de maconha. Eles estavam atuando na Delegacia de Repressão a Furtos de Cargas (DRFC) na época do crime.

Após investigações, a PF conseguiu evidenciar o envolvimento do delegado titular da unidade, de outro policial civil e da irmã de um dos policiais.

Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça Federal determinou o afastamento dos policiais de seus respectivos cargos, proibição de deixar a circunscrição e a utilização de tornozeleiras eletrônicas. Além disso, foi determinado o bloqueio de bens no valor de R$ 5 milhões.

Operação Turfe: A PF informou que essa investigação é um desdobramento da operação Turfe, que começou em 15 de fevereiro de 2022, visando desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. Durante essa operação, os policiais federais realizaram a monitorização e acompanhamento controlado de uma carga de cocaína que seria exportada via contêiner. No entanto, os policiais civis apropriaram-se de parte da cocaína apreendida, apresentando apenas uma fração da substância às autoridades.

Operação Drake: Além disso, a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) prenderam quatro policiais civis e um advogado por tráfico de drogas durante a Operação Drake, deflagrada na quinta-feira, 19. Os agentes de segurança foram da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e foram acusados de vender 16 toneladas de maconha para uma facção criminosa e escoltar a carga ilegal para uma favela controlada por traficantes.

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Resende emitiu cinco mandados de prisão, e os agentes foram detidos em endereços na capital fluminense e em Saquarema, incluindo a Cidade da Polícia, onde se encontra a DRFC.

Mais notícias dessa categoria acesse  Imparcial Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS