Com 62 anos de vida pública, Iris Rezende diz que deixará a política e não disputará reeleição

118414975_1788018171336566_1061956019725920150_n_edited
COMPARTILHAR:

Um dos políticos mais tradicionais do Brasil, com 62 anos de vida pública, foi eleito pela primeira vez como vereador em 1959

Aos 86 anos, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), anunciou nesta terça-feira que não disputará a reeleição neste ano e afirmou que deixará a vida política. Segundo ele, a decisão foi “amplamente amadurecida” e é “irredutível e definitiva”. Em 2014, o prefeito havia anunciado sua saída da vida pública, depois de perder a disputa pelo governo estadual, mas dois anos depois mudou de ideia e se candidatou à administração municipal.

Rezende está em seu quarto mandato à frente da Prefeitura de Goiânia. Um dos políticos mais tradicionais de Goiás, com 62 anos de vida pública, foi eleito pela primeira vez como vereador em 1959. Poucos anos depois, em 1965, foi eleito prefeito da capital, mas teve o mandato cassado naquela época pela ditadura, em outubro de 1969. Foi também vereador, deputado estadual, governador por dois mandatos, senador e ministro dos governos José Sarney (Agricultura) e Fernando Henrique Cardoso (Justiça).

“Decidi fazer esse anúncio com antecedência para que aqueles que pretendem se candidatar à minha sucessão possam se colocar na disputa, para que a sociedade fique livre na missão de escolher os seus favoritos”, afirmou Rezende pelo Twitter.

“Que ao final da minha vida pública que se aproxima, possamos, juntos, proclamar a mensagem do apóstolo Paulo:‘Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé’, com as bênçãos de Deus”.

Ao lembrar que em 2014 também anunciou a aposentadoria da vida pública, Rezende afirmou que recuou da decisão dois anos depois porque sentia “culpa” de ter deixado o cargo de prefeito em 2010. O político havia sido reeleito como prefeito em 2008, mas desistiu da prefeitura antes da metade do mandato para concorrer a governador.

“Eu carregava um sentimento de culpa por ter renunciado em 2010, com apenas um ano e dois meses no terceiro mandato, com o propósito de disputar o Governo do Estado”, afirmou na rede social. “Devo ainda ponderar que, em 2014, após anúncio de encerramento de minha carreira política, tive que reconsiderar a decisão dois anos depois em face de circunstância muito especial”, disse, citando sua candidatura para o último mandato como prefeito.

Rezende era uma das principais apostas do MDB nas capitais. Sem a candidatura de reeleição do prefeito, o partido estuda lançar o ex-governador Maguito Vilela.

Governador Ronaldo Caiado diz que respeita decisão de Iris Rezende de não disputar reeleição em Goiânia

Em seu perfil no Instagram o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado se manifestou sobre a decisão do amigo e companheiro de deixar a vida pública:

Respeito a decisão do prefeito Iris Rezende em não disputar a reeleição. Mesmo assim, ele continuará sendo um grande balizador da política goiana. Como governador e, acima de tudo, amigo, sempre deliberamos nossas ações administrativas de forma conjunta, pensando, acima de tudo, em quem vive em nossa querida Capital. Dono da maior e mais respeitável trajetória política, não deixarei de continuar a ouvir os conselhos de Iris, mesmo após o final de seu mandato. Goiás e Goiânia se orgulham de Iris, assim como todos nós.

 


Com informações do Valor Investe

OUTRAS NOTÍCIAS