A decisão foi proferida no início da madrugada de hoje, após invasões aos prédios do STF, Congresso Nacional e Palácio do Planalto.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF ( Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta madrugada afastar o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha do cargo por 90 dias. Com o afastamento do governador, assumirá a Vice-governadora Celina Leão (PP).
Veja também
Lula decreta intervenção federal no DF por conta da invasão as sedes dos três poderes
Ibaneis manda exonerar secretário de Segurança, Anderson Torres
Manifestantes invadem Congresso Nacional
Na decisão, Moraes Classifica as invasões como “ataques terroristas à democracia e às instituições” e diz que envolvidos serão responsabilizados, assim como também financiadores e organizadores do ato.
Além do afastamento do governador Ibaneis, Moraes também determinou
A desocupação e dissolução total em 24 horas, dos acampamentos nas imediações dos quartéis e outras unidades militares e prisão em flagrante de seus participantes.
A apreensão e bloqueios de todos o ônibus identificados pela PF que trouxeram os terroristas pata o DF.
A desocupação em até 24 horas de todas as vias e prédios públicos estaduais e federais de todo o país.
A proibição imediata, até dia 31 de janeiro a entrada de qualquer ônibus e caminhões com manifestantes no DF.
A ANTT manter e enviar os registros de todos os veículos , inclusive telemáticos, que entrarem no Distrito Federal entre 5 a 8 de janeiro.
A PF obter todas as câmaras de segurança do Distrito Federal que possa auxiliar na identificação e obter hotéis e hospedarias a lista de identificação de manifestantes que chegaram a Brasília desde quinta- feira (5).
Requisita ao TSE que utilize o acesso a doados de identificação civil mantidos no tribunal para contribuir na identificação e localização dos envolvidos no atos terroristas
Manda o Facebook, tiktok e twitter bloquearem cerca de 18 perfis nas redes socias
Confira decisão na íntegra
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Política