Imparcial Podcast: “Meu trabalho é para salvar a vida de muita gente que precisa comer e nao sabe que aquilo é comestível” destaca ex- Masterchef Vinícius Rossignoli

O "ex-Masterchef destacou o potencial do Cerrado e sua missão de resgatar a identidade alimentar brasileira"
WhatsApp Image 2023-09-19 at 14.14.28
COMPARTILHAR:

No mais recente episódio do Imparcial Podcast, os jornalistas Marcos Alexandre e Ilda Furakão receberam o renomado chef de cozinha e ex-participante do Masterchef, Vinícius Rossignoli. O chef compartilhou sua paixão pelo Cerrado e o propósito de resgatar a riqueza da cultura alimentar brasileira.

“Ainda somos colonizados gastronomicamente”

Rossignoli destacou a dependência do Brasil em relação a alimentos não nativos e reforçou a importância de olhar para os recursos brasileiros, afirmando que o resgate da cultura alimentar não é apenas estético, mas uma forma de salvar vidas de pessoas que desconhecem os alimentos disponíveis.

“Em essência, qualquer coisa pode ser transformada em alimentação humana. Nós temos uma variedade absurda de alimentos comestíveis, e é aí onde entra um dos principais papéis desse trabalho que eu desenvolvo. Vocês comentaram dos pratos que conhecem… nenhuma dessas iguarias é nativa brasileira.. Nós temos um diferencial competitivo absurdo, e é aí que meu trabalho entra, o resgate da cultura alimentar brasileira não é simplesmente para fazer bonitinho, mas é para salvar a vida de muita gente que precisa comer e não sabe que aquilo é comestível”, disse.

O ex-masterchef acredita que o Cerrado tem um potencial imenso para erradicar a fome no Brasil, se for utilizado da maneira correta.”Nós somos agentes ativos da conservação e precisamos atuar da maneira mais rápida possível para que possamos resolver várias questões sociais, culturais e ambientais.”

Com uma trajetória marcada pela paixão pelo Brasil, Vinícius Rossignoli, publicitário por formação, é hoje um dos maiores defensores do Cerrado no país. Unindo a gastronomia à valorização desse bioma, ele demonstra que a culinária vai além de ingredientes, é sobre unir pessoas.

Após sua notoriedade na edição de 2018 do Masterchef, Rossignoli dedicou-se a projetos que visam unir a cozinha e o Cerrado, sendo eleito personalidade do ano e vencedor do prêmio Dólman, o “Oscar da Gastronomia Brasileira”, em 2021. Atualmente, também exerce o papel de embaixador da gastronomia do Distrito Federal e apresenta programas de TV na Rede TV desde 2019.

Assista o episódio completo no youtube;

 

OUTRAS NOTÍCIAS